10/06/2022 às 06h43min - Atualizada em 10/06/2022 às 06h43min

Bolsonaro a Biden: “Cheguei pela democracia, sairei pela democracia”

Em fala prévia à reunião bilateral com presidente dos EUA, Bolsonaro defendeu eleições "limpas, confiáveis e auditáveis"

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (9/6), em uma declaração prévia à reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que foi eleito pela democracia e que “tem certeza” de que deixará o governo da mesma forma.
 
No encontro entre os dois chefes de Estado, Bolsonaro defendeu que as eleições de outubro deste ano sejam “limpas, confiáveis e auditáveis”.
“Este ano temos eleições no Brasil, e nós queremos, sim, eleições limpas, confiáveis e auditáveis para que não sobre nenhuma dúvida após o pleito. E tenho certeza de que ele será realizado nesse espírito democrático. Cheguei pela democracia e tenho certeza de que quando deixar o governo também será de forma democrática”, afirmou o brasileiro.
 
Foi o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado desde a posse do democrata, em janeiro do ano passado. Antes, Biden e Bolsonaro só haviam tido contatos protocolares e mantido um certo distanciamento, sobretudo pelo presidente brasileiro ter sido aliado do ex-presidente Donald Trump – e questionado as eleições americanas que conduziram Biden ao poder.
 
A reunião aconteceu em meio à Cúpula das Américas, em Los Angeles. O evento reúne chefes e líderes de governo do continente americano.
 
Amazônia e soberania
Em seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro disse que que o Brasil é “gigante” e possui grandes riquezas, como a Amazônia. O brasileiro afirmou que o país “preserva muito o seu território” e que, por vezes, vê a soberania brasileira “ameaçada”.

 

 “Por vezes, nos sentimos ameaçados na nossa soberania naquela área. Mas o Brasil preserva muito bem o seu território. Dois terços do Brasil são preservados. Mais de 85% da Amazônia também. A nossa legislação ambiental é bastante rígida e fazemos o possível para cumpri-la para o bem do nosso país”, afirmou.
 
Bolsonaro ainda disse que o Brasil tem suas “dificuldades”, mas que seu governo faz o possível em relação ao meio ambiente.
 
“A questão ambiental, temos nossas dificuldades, mas fazemos o possível para atender aos nossos interesses e também porque não dizer, a vontade do mundo. Mas como disse, somos um exemplo para o mundo na questão ambiental”, afirmou.
 
Biden defende preservação da Amazônia
 
Em uma fala rápida, Joe Biden fez questão de frisar que “o Brasil é uma nação que traz muitas oportunidades para ambos os países” e prometeu ajuda no financiamento para preservação da Amazônia.
 
“O restante do mundo deve participar e ajudá-lo no financiamento para preservar o quanto for possível. É uma responsabilidade internacional, que todos nós nos beneficiamos”, afirmou.
 
O que é a Cúpula das Américas?
A Cúpula das Américas é um evento que reúne chefes de Estado do continente americano. Ela foi criada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem o objetivo de promover laços de cooperação entre os países da zona econômica americana.
 
A nona edição do evento terá como tema “Construindo um futuro sustentável, resiliente e equitativo” para o hemisfério ocidental.
 
A cúpula deste ano, no entanto, tem potencial para ficar esvaziada, uma vez que o governo dos Estados Unidos não convidou países comandados por regimes tidos como ditatoriais, como Cuba, Venezuela e Nicarágua. Os EUA consideram fraudulentas as eleições que ocorreram nessas nações e se opõe a seus governos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »