10/06/2022 às 11h28min - Atualizada em 10/06/2022 às 11h28min

​REDE ELÉTRICA DO DISTRITO FEDERAL VAI FUNCIONAR COM TRANSFORMADORES ECOLÓGICOS

Dispositivos estão sendo instalados pela Neoenergia Brasília e funcionam com óleo vegetal, não tóxico, além de serem biodegradáveis e renováveis

ASCOM/NEOENERGIA


Brasília, 10 de junho de 2022 – Investindo na redução de CO2 e trazendo sustentabilidade para os serviços oferecidos à população do Distrito Federal, a Neoenergia Brasília passou a adquirir apenas transformadores ecológicos para utilização na rede elétrica. Desde o mês passado, todos os equipamentos adquiridos pela distribuidora são verdes, ou seja, substituem o óleo mineral pelo óleo vegetal. Só em abril e maio de 2022, a concessionária comprou 314 transformadores, com um investimento de R$ 4 milhões. Desse total, 200 unidades já foram entregues e 105 estão instalados.

“Esse tipo de equipamento traz uma série de vantagens, uma vez que o material não é tóxico, é biodegradável e renovável”, explica Frederico Candian, diretor-presidente da Neoenergia Brasília. “O óleo isolante vegetal pode ser transformado em outros compostos e não libera CO2 na hora de sua extração, fato que acontece com o óleo tradicional”, completa.

O transformador verde traz outras vantagens em relação ao normal, a começar por suas características próprias, que o tornam mais estável e resistente a altas temperaturas – o equipamento com óleo derivado do petróleo não suporta esse tipo de situação. Ele não perde seu efeito isolante e se torna o produto ideal para todos os tipos de lugares, uma vez que pode ser utilizado tanto em locais onde a temperatura beira os 45ºC até locais com clima mais ameno.
 
SEGURANÇA - Outro ponto positivo é a segurança, pois o óleo vegetal, em contato com os operadores, diminui o risco de intoxicação, ou uma queimadura que poderia ser causada pela alta temperatura do óleo. Além de serem feitos de alumínio, ao invés do cobre, o que evita casos de furtos dos equipamentos. Só nos últimos 12 meses, a Neoenergia Brasília precisou repor mais de 1,5 mil transformadores furtados, com um prejuízo material de R$ 6,7 milhões.

INVESTIMENTO - O transformador com óleo isolante vegetal mantém sua eficiência por mais tempo. Isso eleva o tempo de vida útil do equipamento em até cinco vezes em comparação com o aparelho convencional. Além disso, reduz os gastos com manutenção e as interrupções no fornecimento de energia elétrica.

CARROS ELÉTRICOS - Como empresa sustentável, a Neoenergia Brasília investe na melhoria do meio ambiente desde que iniciou a operação da distribuição de energia elétrica no Distrito Federal, em março de 2021. A empresa incorporou à sua frota 11 veículos 100% elétricos. Com os primeiros carros desse modelo, a empresa reduz a utilização de aproximadamente 16 mil litros de combustível fóssil por ano e elimina, anualmente, a emissão de mais de 27 toneladas de CO2.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »