O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou, neste sábado (11/6), o aumento da taxa de transmissão da Covid-19 no Distrito Federal. Segundo ele, é preciso “ter atenção especial” à vacinação. Na sexta-feira (10/6), a taxa de transmissão da doença chegou a 1,80 no DF. O valor aponta que um grupo de 100 pessoas é capaz de infectar outras 180.
“Estamos com uma taxa altíssima. Ainda bem que não estamos tendo tantas mortes, mas todos temos de tomar cuidado e chamar a atenção para a vacinação”, reforçou.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a taxa está acima de 1, a pandemia está avançando.
A declaração foi feita durante encontro do governador com representantes da Federação da Associação de Feiras do DF (Unifeiras) no Gama.
Isenção
Na ocasião, Ibaneis assinou um decreto que suspende o pagamento de taxas públicas para feiras, quiosques e similares. A medida entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial do DF (DODF) e vale até 31 de dezembro deste ano.
A sugestão de decreto foi enviada pelo deputado Cláudio Abrantes (PSD) e lapidada pela equipe do GDF. O decreto foi assinado durante o encontro do governador com a Federação das Associações de Feiras (Unifeiras-DF).
“Existia um decreto de isenção de preço público durante a pandemia, mas ele caiu depois do fim da calamidade. A assinatura desse novo decreto foi um presente para nós, pois ainda estamos sofrendo efeitos econômicos da pandemia”, disse o presidente da Unifeiras-DF, Edson Clistennes.
Ginásio de esportes
Pela manhã, Ibaneis participou da reinauguração do ginásio de esportes do Núcleo Bandeirante. Acompanhado de outras autoridades locais, o chefe do Palácio do Buriti esteve no local e destacou que as escolas públicas da região poderão utilizar o espaço para os alunos.
No ginásio, Ibaneis assistiu a uma roda de capoeira e deu um chute a gol.