21/06/2022 às 07h37min - Atualizada em 21/06/2022 às 07h37min

Ministro da Defesa pede a Fachin “ponto de contato” dentro do TSE

Em novo ofício, o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira afirma que vai direcionar técnicos militares para fiscalizar as eleições

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, enviou novo ofício na noite desta segunda-feira (20/6) para o ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No documento, o militar pede que o magistrado indique um servidor da Corte para servir como “ponto de contato” para os técnicos militares que farão parte da fiscalização das urnas eletrônicas durante as eleições deste ano.
 
O general esclarece que a participação das Forças Armadas no monitoramento do sistema eletrônico de votação se dará “de forma conjunta, por intermédio de uma equipe de técnicos militares” que terão os nomes indicados posteriormente.
 
Para a atuação do grupo, o ministro pede que Fachin indique um servidor do TSE para agir como “ponto de contato para a equipe supramencionada”.
 
Veja o documento:
Nesta segunda, a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) se reuniu virtualmente durante a tarde. As Forças Armadas foram representadas pelo general Heber Portella, atual chefe do Comando de Defesa Cibernética do Exército.
 
No ofício em que confirmou presença da instituição no encontro da CTE, o ministro da Defesa reiterou pedido feito por ele na semana passada para uma reunião presencial específica entre as equipes técnicas do TSE e das Forças Armadas.
 
Segundo o general Paulo Sérgio, o encontro é necessário para aprofundar a discussão de “aspectos técnicos complexos”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »