30/06/2022 às 12h29min - Atualizada em 30/06/2022 às 12h29min

Grupo especializado em roubo de cargas no DF é preso em operação da Polícia Civil

Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em ação conjunta com equipes da Coordenação de Repressão de Crimes Patrimoniais (Corpatri), 8ª Delegacia de Polícia e 19ª Delegacia de Polícia, deflagrou uma operação para desarticular um grupo criminoso composto por seis homens, entre 23 e 43 anos, especializado em roubos de cargas. A ação foi batizada de “Carga Pesada” e visa cumprir seis mandados de prisão e 11 mandados de busca e apreensão domiciliar.
 
Os mandados judiciais foram cumpridos em Vicente Pires, Recanto das Emas e cidades do entorno do DF: Valparaíso, Luziânia e Novo Gama, em Goiás. A operação contou com o apoio das Divisões de Operações Especiais e Aéreas (DOE/DOA) e um efetivo de 70 policiais civis.
 
As investigações tiveram início em março deste ano, quando agentes da 19ªDP estouraram um cativeiro no Sol Nascente e recuperaram uma carga avaliada em cerca de R$ 300 mil. Durante as investigações, os policiais constataram que cinco investigados, com uma arma de fogo, renderam o motorista de um caminhão, na BR-080, e levaram a vítima feita refém para o Sol Nascente, onde permaneceu, por várias horas, em poder dos criminosos até que a carga fosse retirada do veículo.
 
Os agentes da 19ª DP ainda constataram que os criminosos estariam envolvidos em outro assalto, praticado contra a mesma empresa, em agosto de 2021, também na BR-080, quando foi subtraída uma carga avaliada em R$ 215 mil.
 
As apurações levantaram que, em abril deste ano, quatro integrantes do grupo praticaram outro assalto, dessa vez na SQS 116 de Brasília, contra um veículo da empresa Fedex, que transportava diversos objetos eletrônicos. A vítima foi abordada com emprego de arma de fogo e levada a um matagal no Estado de Goiás, onde permaneceu com a liberdade restringida por horas, até que as mercadorias fossem transferidas para outro veículo.
 
Esse assalto foi objeto de investigação realizada pela Divisão de Roubos e Furtos (DRF), ocasião em que foi verificado que as unidades policiais envolvidas investigavam o mesmo grupo criminoso e, inclusive, parte dele já tinha sido presa em 2018, pela equipe da Corpatri, mas se encontrava em liberdade provisória.
 
Desse modo, foi deflagrada a operação conjunta com a finalidade de desarticular todo o grupo criminoso que agia com extrema violência. Durante a ação, a polícia apreendeu diversas armas, dinheiro e drogas. Os investigados responderão pelos crimes de roubo e, em caso de condenação, podem pegar penas que ultrapassam os dez anos de reclusão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »