27/07/2022 às 06h03min - Atualizada em 27/07/2022 às 06h03min

Alerta amarelo do Inmet indica que o DF está há 80 dias sem chuva

Período de seca no Distrito Federal gera alerta para brasilienses. É preciso tomar cuidado com a questão das queimadas, uma vez que o solo da capital já está muito ressecado

O período de estiagem completa, nesta terça-feira (26/7), 80 dias sem chuva e o Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta amarelo para o período de seca no Distrito Federal. De acordo com a meteorologista Maiane Araujo, Brasília continua com o predomínio da massa de ar seco e isso significa que a umidade também está baixa. Os valores entre 20% e 30% mostram que o DF está em estado de atenção.
 
Nesta terça-feira, o Distrito Federal amanheceu com sol entre poucas nuvens e a mínima em Brasília foi 12°C e no DF, mais precisamente no Paranoá, foi de 11°C. A temperatura no período da tarde irá oscilar entre 11°C e 28°C. A umidade da capital terá mínima de 25% podendo chegar a 85%.
 
Nesse período de seca, a meteorologista orienta que os brasilienses se hidratem, principalmente à tarde. Outra dica é em relação às queimadas, que são mais frequentes nessa época e servem de alerta aos fumantes.
 
A orientação é para que as pessoas evitem jogar bitucas de cigarro em áreas verdes. A recomendação vem com uma explicação: "A vegetação já está muito ressecada, não somente o solo, como a atmosfera, e isso favorece o aumento do número de queimadas".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »