31/07/2022 às 08h04min - Atualizada em 31/07/2022 às 08h04min

Homem que assassinou idosa no Guará 2 é capturado em praça de SP

Ao longo de oito meses, policiais civis viajaram à São Paulo em busca de José Paulo Trindade. O criminoso matou estrangulada uma mulher, de 79 anos, durante um assalto, na QE 30

Após uma intensa investigação de mais de oito meses, policiais civis da 4ª Delegacia de Polícia (Guará) prenderam, na manhã deste sábado (30/7), José Paulo Trindade, 64 anos, acusado de assassinar uma idosa no Guará 2 durante um assalto, em dezembro do ano passado. Geralda Cândida Santos, 79, estava em casa quando foi estrangulada com o fio de tomada.
 
Desde o dia do crime, em 6 de dezembro de 2021, os investigadores iniciaram uma intensa busca por José Paulo. Com mais de 16 passagens, o assassino se tornou um dos criminosos mais procurados do DF. Os policiais viajaram por quatro vezes a São Paulo e inúmeras vezes ao Rio de Janeiro. O Correio apurou que na manhã deste sábado, José Paulo foi capturado enquanto caminhava em uma praça, em Ribeirão Preto. "O ponto forte dele, como ele falava, era no Rio de Janeiro, onde moravam os seis irmãos. Mas estava ficando em uma pensão em São Paulo", frisou o delegado-chefe da 4ª DP, Anderson Espíndola.
 
No município paulista, o assassino usava uma identidade falsa, com o nome de Ivilásio Rodrigues da Silva. "Foi uma investigação ininterrupta. Nossas equipes não pararam. A prisão dele é uma resposta à sociedade", afirmou o delegado.
 
Latrocínio
Para entrar na casa de Geralda, José se passou por marceneiro, abordou a idosa às 10h51 e permaneceu 28 minutos no imóvel, tempo em que estrangulou a mulher com um fio de extensão. Imagens colhidas pela polícia registraram o autor entrando em um ônibus na QE 30 logo após o crime.
 
Em depoimento, o motorista do coletivo disse à polícia que José entrou no ônibus com um corte no rosto, marcas de sangue e sem máscara facial. O motorista pediu para que ele colocasse a máscara, mas o equipamento de segurança foi encontrado na casa da idosa e recolhido pela polícia.
 
José acumula sete mandados de prisão, sendo que quatro deles foram expedidos pela Justiça de São Paulo. Os outros são de Goiás.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »