12/08/2022 às 06h34min - Atualizada em 12/08/2022 às 06h34min

SEJUS e CDCA abrem inscrições para composição do Comitê Consultivo de Adolescentes no Distrito Federal

A Secretaria de Justiça e Cidadania,  em parceria com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF), abriu as inscrições para que adolescentes de 12 a 16 anos componham o Comitê Consultivo de Adolescentes do CDCA/DF. Serão 32 vagas para o biênio 2023/2024. A participação no Comitê de Adolescentes assegura o exercício do direito fundamental à participação de adolescentes de acordo com a Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança e permite que os adolescentes possam participar da vida política e sugerir políticas públicas. Os candidatos podem se inscrever até o dia 1º de outubro, o edital e as inscrições estão disponíveis no site:
https://cdca.sejus.df.gov.br/eleicao-do-comite-consultivo-de-adolescentes-inscricao-2/
 
O mandato dos adolescentes eleitos no Comitê Consultivo de Adolescentes será de dois anos, ainda que o adolescente complete 18 anos durante o exercício do mandato. As inscrições podem ser realizadas por adolescentes de 12 a 16 anos de idade, com matrícula na rede de ensino pública ou privada do Distrito Federal e com a devida autorização dos pais e/ou responsáveis legais.
 
“A Sejus quer que esses adolescentes sejam também protagonistas na luta por seus direitos, neste Comitê eles terão a oportunidade de opinar e serem ouvidos, de sugerir e falar com propriedade de quem vive as temáticas abordadas”, explica o secretário da Sejus, Jaime Santana.
 
Os adolescentes terão entre as suas funções  a manifestação sobre os mais variados temas que se relacionem com os direitos das crianças e adolescentes; propor temas e assuntos relacionados aos direitos da criança e do adolescente a serem discutidos pelo CDCA/DF; acompanhar e avaliar as ações, os projetos e os programas voltados à criança e ao adolescente e sugerir estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada, individual ou coletiva e a expressão livre de crianças e adolescentes, nos espaços de convivência e de construção da cidadania, inclusive nos processos de formulação, deliberação, monitoramento e avaliação das políticas públicas. 
 
Serão asseguradas, no mínimo, duas vagas para cada uma das seguintes representações, respeitada a paridade de gênero: a) acolhimento institucional; b) comunidades tradicionais; c) camponeses(as); d) estrangeiros(as); e) medidas socioeducativas de internação; f)medidas socioeducativas em meio aberto; g) medidas socioeducativas de semiliberdade; h) negros (as); i) orientação sexual e identidade de gênero; j) pessoas em situação de rua; k) pessoas com deficiência e transtornos; l) povos indígenas.
 
No ato da inscrição, deverão ser anexados os seguintes documentos:  Autorização dos pais ou responsável legal; Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento; Declaração de Escolaridade; Comprovante de residência.
 
A Assembleia de Eleição será realizada durante a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Região Oeste) na Escola Parque Anísio Teixeira/ Ceilândia, no dia 5 de novembro de 2022. A posse dos adolescentes eleitos será no dia 25 de novembro de 2022, durante a Conferência Regional (Central), que acontecerá na EAPE/Plano Piloto. 
 
Mais sobre o Comitê dos Adolescentes do CDCA
 
Criado Lei em dezembro de 2013 e instituído pela Resolução Normativa do CDCA/DF nº 68, de 25 de junho de 2014, o Comitê Consultivo de Adolescentes tem a finalidade de garantir a opinião, a expressão e a participação na vida política ao adolescente, conforme determina o artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
Mais Informações pelo site do CDCA/DF: https://cdca.sejus.df.gov.br/
Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal
cdca.sejus.df.gov.br
GDF - Governo do Distrito Federal


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »