14/08/2022 às 08h05min - Atualizada em 14/08/2022 às 08h05min

Goiás confirma 60 casos de varíola dos macacos

Ao todo, os doentes confirmados estão em oito municípios; Goiânia tem 46 casos

​Goiás confirma 60 casos de varíola dos macacos (Foto: Freepik)


A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que Goiás chegou a 60 pacientes com varíola dos macacos (monkeypox). Os três mais recentes foram confirmados na sexta-feira (12).

Ao todo, os doentes confirmados estão em oito municípios. Goiânia (46 casos e 138 suspeitos); Aparecida de Goiânia (7 casos e 21 suspeitos); e Valparaíso de Goiás (2 confirmados e 3 suspeitos). Municípios com um caso são: Águas Lindas de Goiás, Inhumas, Itaberaí e Luziânia e Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental.

Apenas Chapadão do Céu, Jaraguá, Mineiros e Rio Verde não notificaram casos suspeitos de varíola dos macacos. Segundo a pasta, há outros 246 casos suspeitos no Estado. Todos os pacientes são homens com 20 a 47 anos.
Modo de transmissão segundo a SES:

Através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados)
Medidas de prevenção:

•             Através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados).

•             Evitar contatos próximos com pessoas com suspeita ou confirmadas de Monkeypox;  – Evitar contato íntimo (beijar, abraçar e contato pele com pele com pessoas com lesões/feridas) na pelE

•             Usar máscara em ambientes (abertos/fechados) com aglomeração de pessoas;

•             Não compartilhar objetos pessoais: toalhas, roupas de cama, copos, objetos sexuais e outros.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »