18/08/2022 às 07h17min - Atualizada em 18/08/2022 às 07h17min

Procuradoria cobra certidão criminal de Lula para registrar candidatura

Candidato pelo PT, Lula deverá entregar certidões criminais de primeira e segunda instância dos 12 processos em que é parte

O vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco cobrou nesta quarta-feira (17/8) a entrega das certidões criminais de primeira e segunda instância dos 12 processos relacionados ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os documentos são necessários para que o petista não seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
 
“O candidato limitou-se a juntar certidões criminais alusivas a execuções criminais, faltando as certidões criminais de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual, expedidas para fins eleitorais”, escreveu o procurador.
Nesta quarta, Lula criticou a Lei da Ficha Limpa e classificou como “bobagem” a forma como a legislação foi formulada.
 
“Foi uma bobagem fazer a Ficha Limpa do jeito que foi feita. Você, muitas vezes, pune uma pessoa e três meses depois ela readquire o direito de ser candidato outra vez. Eu acho que é preciso a gente dar uma rediscutida na Lei da Ficha Limpa”, disse o petista.
 
Bolsonaro também é alertado
O Ministério Público Eleitoral também comunicou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que há “falhas” na documentação necessária para o registro da candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). 
 
O vice-procurador geral eleitoral, Paulo Gonet, enviou ao ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE e relator do processo de registro de candidatura do atual presidente, uma manifestação na qual aponta problemas.
 
O parecer do MP Eleitoral solicita que Bolsonaro seja intimado a corrigir as falhas constatadas, sob pena de o registro ser indeferido.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »