18/08/2022 às 08h28min - Atualizada em 18/08/2022 às 08h28min

Apoiador de Bolsonaro, Mendanha afirma que Justiça deve provar credibilidade das urnas

De acordo com o ex-prefeito de Aparecida, a Justiça Eleitoral tem interferido em assuntos do Legislativo

​Gustavo Mendanha durante sabatina em O Popular (Foto: Reprodução - Youtube)

O candidato ao governo de Goiás Gustavo Mendanha (Patriota) disse na manhã desta quarta-feira (17) que tem tranquilidade em apoiar o presidente Jair Bolsonaro (PL), inclusive nas críticas que o presidente faz à Justiça Eleitoral. Segundo o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, o Judiciário deve assumir a responsabilidade de provar a credibilidade das urnas eletrônicas. Discurso foi feito em sabatina realizada pelo Jornal O Popular.
 
Durante a exposição, Gustavo Mendanha apontou que buscou ser o candidato de Bolsonaro em Goiás, inclusive tentando se filiar ao PL, partido do presidente. No entanto, mesmo com a escolha de Vitor Hugo (PL) para ser o nome bolsonarista no Estado, ainda segue sendo apoiador do presidente.
 
“Fiquei muito tranquilo de apoiar Bolsonaro. Quando fui ao Partido Liberal, me colocando à disposição para ter o palanque do presidente, independente de ser o candidato ou não do PL, vou continuar apoiando o senhor”, ressaltou.
 
Urnas eletrônicas
 
Questionado se coaduna com as críticas do presidente ao sistema eleitoral brasileiro, especificamente sobre as urnas eletrônicas, o ex-prefeito diz que é um “legalista”. Ou seja, que defende a separação dos Poderes e que a Justiça Eleitoral estaria interferindo nas atribuições do Legislativo.
 
Quando confrontado sobre quais seriam essas interferências, Gustavo Mendanha não deu exemplos. “Os tribunais vêm entrando naquilo que é função do legislativo. Entendo que o Judiciário tem que cumprir seu papel e o Legislativo tem que cumprir seu papel”, disse. “Existe a discussão [sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas]. Cabe a Justiça mostrar se as urnas são confiáveis ou não. Acredito na Justiça. Essa é uma discussão que devemos ter”, apontou.
 
Aliança velada
 
Gustavo Mendanha também disse que existe apoio velado entre ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Ele apontou que figuras próximas ao chefe do Executivo declaram apoio ao tucano.
 
“Isso aconteceu. Alguns prefeitos declararam apoio a Caiado e agora está vindo a contrapartida: uma figura que foi prefeito, que compõe a base do governador, declarando apoio a Marconi. E não vai haver em ambos nenhum ataque. Os dois têm uma aliança velada e isso está muito claro”, pontuou.
 
Perguntado se havia um acordo velado entre Jorcelino Braga, presidente do Patriota em Goiás, e Caiado, o governadoriável apontou que houve uma tentativa por parte de Caiado de cercear a filiação dele.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »