31/05/2017 às 15h06min - Atualizada em 31/05/2017 às 15h06min

Pronunciamento do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta quarta-feira (31/5), durante o encerramento da campanha Maio Amarelo

Assessoria de Comunicação Social

 

 

É uma honra muito grande poder recebê-los. Quero cumprimentar a todos os servidores do Detran, todos os servidores do DER, todos os servidores da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e de todos os órgãos que fazem esse trabalho muito importante de garantir paz no trânsito. Os números realmente são muito expressivos e eu quero aproveitar esse momento para parabenizar todas as equipes envolvidas. Nós tivemos uma redução muito significativa ao longo deste ano no número de mortes no trânsito. É claro que eu sonho com uma Brasília em que a gente possa fechar vários meses do ano sem nenhuma vítima fatal no trânsito. Acho que se absolutamente possível uma cidade civilizada que as pessoas utilizem o carro como meio de transporte de forma respeitosa em relação aos demais, fazendo a direção defensiva e com isso evitando acidentes, especialmente os acidentes mais graves que levam as vítimas fatais.

 

Mas é muito importante registrar que em 2015 tivemos o menor número de mortes no trânsito desde que esse indicador começou a ser medido. No ano passado tivemos um pequeno aumento em relação a 2015 e salvo engano ou aqui puxando pela memória nós tivemos em 2015 70 mortos a menos do que tivemos em 2014, mas no ano de 2017 estamos com redução muito significativa em relação a 2016 e em relação 2015. Portanto até hoje nós estamos com os menores números de vítimas fatais desde que este indicador é marcado. Por exemplo, até o dia 28 de maio comparando com o mês todo do ano passado nós estamos com 33 mortes a menos. No ano todo nós estamos com 73 mortes a menos.

 

Eu quero registrar também que o bem mais precioso é a vida, estamos salvando vidas. Setenta e três vidas que foram salvas em relação ao mesmo período do ano passado. Ontem eu vi uma matéria que me deixou profundamente chocado. O Brasil perde algo em torno de 60 mil pessoas por ano vítimas de homicídios, e aqui eu quero dar um outro dado muito relevante para mostrar o sucesso do governo de Brasília no que se refere ao salvamento de vidas. Nós tivemos em 2015 o menor número de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos 22 anos; tivemos em 2016 o menor número de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos 23 anos; e estamos caminhando este ano para bater um novo recorde de termos em 2017 o menor número de homicídio dos últimos 24 anos. Se, no trânsito, nos tivemos até a data de hoje 73 mortes a menos do que tivemos no ano passado, no que se refere o índice de homicídios – eu recebo diariamente – nós estamos com 64 homicídios a menos que tivemos no mesmo período o ano passado. E, ressalto, que foi o melhor ano dos últimos 23 anos. Nós assumimos o governo com a taxa de homicídio de 24,7 homicídios por 100 mil habitantes e hoje, neste momento, em 2017, nós estamos com uma taxa próxima a 17 homicídios por 100 mil habitantes. Portanto é uma redução muito expressiva e essa mesma redução, extremamente expressiva, não estamos conseguindo em relação ao trânsito.

 

É muito importante aliar as campanhas educativas, a educação permanente do trânsito nas escolas juntas a crianças, adultos, jovens, às ações de fiscalização, que tem sido intensificada as pelo Detran, pelo DER, evitando a junção do uso do álcool com a direção e, com isso, tendo resultados expressivos na redução do número de acidentes, especialmente no número de vítimas fatais.

 

Portanto, essa é uma vitória que não apenas do governo. Nós estamos muito satisfeitos com a redução dos números, mas não estamos satisfeitos ainda com os números. Nós queremos cada vez mais reduzir a ponto de chegarmos a fechar mês sem nenhuma vítima fatal. Mas a gente reconhece que é um esforço de toda sociedade, essa é uma conquista de toda sociedade e se tem algo que orgulha Brasília e que transformou Brasília em uma referência nacional positiva, como nós queremos que seja sempre, foi a campanha Paz no Trânsito, foi esse salto de civilidade de respeitar a faixa de pedestre, e aqui a gente não pode deixar de lembrar do governador Cristovam Buarque que era o comandante maior como governador de Brasília. Portanto, isso é uma conquista da sociedade e nós queremos dividir com toda sociedade brasiliense a redução desses números.

 

Continuemos vigilantes, mobilizados, unidos, governo e sociedade civil, para reduzir ainda mais esses números como indicadores de civilidade de Brasília como exemplo e referência para todo Brasil. Muito obrigado!

 

 

Mais informações

Assessoria de Imprensa do Governador

Gabriella Furquim – 99242-8134 / 3961-4479

Agnez Pietsch – 99239-3863 / 3425-4778


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »