O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) decidiu, nesta sexta-feira (9/9), barrar a candidatura do ex-deputado distrital Benício Tavares (Patriota) à Câmara Legislativa (CLDF). Os desembargadores julgaram procedente a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o ex-presidente da CLDF.
A defesa do ex-parlamentar fez sustentação oral contra o pedido de impugnação do MPE. No entanto, o relator do caso, desembargador Renato Gustavo Coelho, aceitou a tese do MPE pela inelegibilidade de Benício Tavares a contar de 2010, quando ele teve os direitos políticos cassados, sob o argumento de que existe uma nova contagem do prazo da Lei de Improbidade Administrativa, o que impossibilita a candidatura dele.
A decisão foi acompanhada pelos demais desembargadores. Apesar disso, não é o fim da linha. Os candidatos com registros negados podem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Correio tentou contato com o ex-distrital, mas não obteve retorno até o momento da publicação.