23/09/2022 às 09h38min - Atualizada em 23/09/2022 às 09h38min

TJDFT se despede da Desembargadora Carmelita Brasil após 38 anos dedicados à magistratura

Na terça-feira, 20/9, durante sessão do Tribunal Pleno do TJDFT, o colegiado prestou homenagens pela aposentadoria da Desembargadora Carmelita Brasil, após mais de 38 anos dedicados à magistratura do Distrito Federal.

por BEA —Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT

A Desembargadora Gislene Pinheiro, responsável pela saudação de despedida, fez um discurso emocionado sobre a trajetória pessoal e profissional da colega. Na ocasião, enumerou suas diversas qualidades como “sua facilidade de julgar casos difíceis, sua lealdade, generosidade, compreensão, bem como seus dotes culinários e, principalmente, manuais”.

Segundo a magistrada, "A Desembargadora Carmelita é uma magistrada que conquistou o respeito dos colegas, dos advogados, dos membros do Ministério Publico, Defensores Públicos, servidores e jurisdicionados, com seu conhecimento, sua independência e sua atuação permanentemente voltada a honrar a magistratura do Distrito Federal”. Outros desembargadores da Corte também pediram a palavra e proferiram palavras de carinho e reconhecimento pela amiga e colega de trabalho.

O Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, encerrou as honrarias e enalteceu outros atributos da desembargadora. "Há muito que se falar, Desembargadora Carmelita Brasil, sobre Vossa Excelência, como magistrada, como pessoa, como orientadora de todas as magistradas e magistrados do Distrito federal e inspiração, sua coragem, sua determinação, vasto conhecimento, sabedoria, a memória incomparável (...)”.

Em um discurso emocionado, a homenageada, além de recitar um poema, tema de que é profunda admiradora, agradeceu a todos. "De todas as virtudes que enobrecem o espirito humano, a gratidão, segundo buda, é a mais significativa. E ainda desse grande missionário, que trouxe profundos ensinamentos para a civilização ocidental e oriental também, a assertiva segundo a qual somente as almas nobres são capazes de nutrir esse importante e elevado sentimento. E ao ouvir palavras de gratidão dos eminentes colegas, dos queridos amigos, eu vislumbrei na presença de cada um a nobreza da alma que todos os eminentes desembargadores desse Tribunal ostentam (...)”.

Trajetória

Nascida em Manhumirim (MG), Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias é mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília. Antes da magistratura, atuou como advogada por 13 anos. Ingressou no TJDFT como Juíza de Direito Substituta em abril de 1984. Em outubro de 1991, foi promovida a Juíza de Direito. Onze anos depois alcançou o cargo de Desembargadora do TJDFT.

Ocupou o cargo de 1ª Vice-Presidente do TJDFT, no biênio 2014-2016, e de Corregedora da Justiça do DF, no biênio 2020-2022. Além disso, foi Vice-Presidente e Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), no biênio 2016-2018, e Presidente da Corte eleitoral, no biênio seguinte.

Com diversas passagens como docente, recebeu ainda diversas condecorações ao longo de sua carreira, entre elas a medalha comemorativa de 50 anos prestados ao Serviço Público, homenagem prestada em outubro de 2018.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »