Na corrida à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) segue o plano de conquistar ainda mais palanques pelo Brasil. Nesta segunda-feira (10/10), o chefe do Executivo recebeu, no Palácio da Alvorada, os prefeitos de Manaus, David Almeida (Avante), e de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos). Ambos disseram que caminharão ao lado do presidente no segundo turno.
“Logo mais receberei outros prefeitos. Amanhã também estaremos com outros prefeitos de Santa Catarina, Camboriú, Pelotas e Rio Grande do Sul. Continuamos fazendo as articulações. Estamos indo bem e acreditamos na vitória”, disse Bolsonaro, que emendou querer “hipotecar solidariedade e esperança de continuar tendo uma política sadia” com sua reeleição.
“Agora, com votos somente de governador e presidente (nas eleições do segundo turno), esse apoio estará mais concentrado e, na ponta da linha, traduzido em mais votos para mim e para o Tarcísio”, completou.
David Almeida relatou que a questão sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na Zona Franca de Manaus era um fator de divergência, mas que, após a reunião de hoje, “tudo ficou esclarecido”. Destacou ainda ter autonomia para se posicionar a favor de Bolsonaro, mesmo que seu partido apoie o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Eu comungo dos pensamentos dele, sou cristão, evangélico, desde que nasci, e defendo todos os princípios. O que estava divergindo era a questão da Zona Franca, e obtive todas as respostas necessárias. E eu estou com ele desde 2015. O Avante caminha de um lado diferente, mas eu tenho minha autonomia dentro do partido para poder escolher aquele que vai governar o nosso país pelos próximos quatro anos", alegou o prefeito de Manaus.
Bolsonaro caracterizou como importante a visita do prefeito, por ser uma capital com “grande densidade eleitoral”. Sobre a Zona Franca, disse que a mesma "será preservada, como sempre foi pelo nosso governo".
Por sua vez, o prefeito de Sorocaba disse entender que a reeleição de Bolsonaro é o melhor caminho para o estado paulista. "Alguns que não declaravam apoio explicitamente, agora, estão apoiando de fato, vestindo a camisa, entendendo que esse é o melhor caminho para o nosso país e para o nosso estado de São Paulo", disse Rodrigo Manga.
Outros apoios
Desde o começo da semana passada, Bolsonaro faturou alianças de peso de governadores reeleitos do Sudeste, região que abriga os maiores colégios eleitorais, tendo como peça-chave, Romeu Zema (Novo-MG). No estado mineiro, Lula liderou a corrida com 5,8 milhões de votos no primeiro turno, enquanto Bolsonaro recebeu 5,2 milhões.
O presidente Bolsonaro também recebeu o apoio dos governadores Cláudio Castro (PL-RJ), Ratinho Jr. (PSD- PR), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Ronaldo Caiado (União-GO), Gladson Cameli (PP-AC), Rodrigo Garcia (PSD-SP), Mauro Mendes (União-MT) e Antonio Denarium (PP-RR); e dos governadores de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), e do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), que disputam o segundo turno.
No Nordeste, outra região essencial para seu projeto de reeleição, o presidente recebeu o apoio da senadora de Alagoas, Eudócia Caldas (PSB-AL), e do filho, o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL).
Sertanejos
Amanhã, a previsão é de que o presidente desembarque em Balneário Camboriú (SC) e Pelotas (RS). No feriado de quarta-feira (12), visitará Belo Horizonte (MG) e Aparecida do Norte (SP).
Já a agenda de campanha do presidente Bolsonaro com cantores sertanejos, foi desmarcada, ainda sem nova data prevista. O Palácio do Planalto não informou o motivo do cancelamento. No último sábado (8), a dupla Henrique & Juliano recebeu a visita de Bolsonaro, família e ministros nos bastidores da gravação do novo DVD, em Brasília.
Hoje, o chefe do Executivo encontrará às 16h30, na residência oficial, o pastor JB Carvalho. Ainda segundo relatos de Bolsonaro, ele pretende ir a Goiânia à noite para assistir ao jogo desta segunda-feira entre o Atlético Goianiense e o Palmeiras.