02/11/2022 às 07h21min - Atualizada em 02/11/2022 às 07h21min

Em 1° pronunciamento, Bolsonaro não reconhece derrota e fala em cumprir a Constituição

O presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneceu em silêncio por mais de 44 horas após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2° turno

Mais de 44 horas após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar o resultado das eleições 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) rompeu o silêncio nesta terça-feira (1°/11), mas não admitiu a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas no último domingo (30/10). O petista obteve 50,90% dos votos válidos (60.345.999), enquanto Bolsonaro conquistou 49,10% (58.206.354).

Em pronunciamento feito no Palácio da Alvorada, na tarde desta terça-feira (1º/11), Bolsonaro fez um rápido discurso de dois minutos e três segundos, agradecendo os votos que recebeu, mas sem admitir a vitória do petista. O chefe do Executivo declarou, no entanto, que continuará “cumprindo todos os mandamentos da Constituição”.

“Enquanto presidente da República, este cidadão, continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição”, afirmou.

Durante a declaração, ele desaprovou atos de caminhoneiros que estão bloqueando rodovias em todo o país desde domingo. Disse que o “cerceamento do direito de ir e vir” é “método da esquerda”, mas que os movimentos são “fruto de indignação e sentimentos de injustiça”.

“As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedade, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir”, disse o presidente.

Transição de governo
Após o pronunciamento de Jair Bolsonaro, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse que foi autorizado a coordenar a transição do atual governo para a gestão do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ministro afirmou que a transição de governo deve ser formalizada na próxima quinta-feira (3/11), pela presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann.

“O presidente Jair Messias Bolsonaro me autorizou, quando for provocado, com base na lei, nós iniciaremos o processo de transição. A presidente do PT, segundo ela, em nome do presidente Lula, disse que na quinta-feira será formalizado o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin. Aguardaremos que isso seja formalizado para cumprir a lei do nosso país”, declarou Nogueira.

A transição de governo é prevista em lei e em decreto. Cabe à Casa Civil coordenar a entrega de documentos à equipe do presidente eleito. Os nomes de até 50 dirigentes devem ser publicados em Diário Oficial da União. Todos os nomeados trabalham até a posse, em 1º de janeiro de 2023, em preparação ao novo mandato.

Dia de reuniões
Bolsonaro recebeu vários aliados ao longo do dia na residência oficial, entre eles um de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e os comandantes das três Forças Armadas. Em seguida, ministros de Estado foram convocados para estar ao lado do presidente não reeleito no pronunciamento

Estavam presentes os seguintes ministros:
1.            Anderson Torres (Justiça)
2.            Paulo Alvim (Ciência e Tecnologia)
3.            Victor Godoy (Educação)
4.            Joaquim Leite (Meio Ambiente)
5.            Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional)
6.            Ronaldo Bento (Cidadania)
7.            Cristiane Brito (Mulher, Família e Direitos Humanos)
8.            José Carlos Oliveira (Trabalho)
9.            Carlos França (Relações Exteriores)
10.          Ciro Nogueira (Casa Civil)
11.          Marcos Montes (Agricultura)
12.          Marcelo Queiroga (Saúde)
13.          Marcelo Sampaio (Infraestrutura)
14.          Paulo Guedes (Economia)
15.          Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência)
16.          Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (Defesa)

Coordenador da campanha do pai, Flávio reconheceu, na segunda-feira (31/10), a vitória de Lula, agradeceu os votos recebidos pelo pai e pediu aos apoiadores que “ergam a cabeça”. Foi a primeira manifestação de um integrante da família Bolsonaro após o resultado das urnas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »