Eu estou com esse cinturão continuando algo que o Anderson Silva começou nessa categoria.
Mais novo campeão dos pesos-médios do UFC, Alex Poatan teve Anderson Silva como inspiração para chegar ao topo da categoria até 84kg. Segundo revelou em entrevista exclusiva ao Combate.com, Poatan está dando continuidade ao que início Anderson em 2006, quando pela primeira vez assumiu o cinturão dos médios.
Na madrugada deste sábado, Poatan entrou para o mesmo seleto grupo de Spider ao vencer por nocaute no último round o ex-campeão da categoria, o nigeriano Israel Adesanya no UFC 281, realizado em Nova York (EUA).
Fiz tudo que eu tinha planejado, mas a luta foi se tornando difícil. Assim como ele ficou mais esperto quando eu peguei ele no terceiro round, eu também fiquei mais esperto depois de ser atingido no fim do primeiro round - avaliou Poatan.
A vitória de Poatan foi emocionante. Ele conseguiu uma virada que já parecia improvável após ficar em desvantagem em pelo menos três dos primeiros quatro rounds. O brasileiro encontrou forças para nocautear com 2min01s do quinto assalto e destronar o nigeriano. Na grade, Alex Poatan acertou direto de direita, uppercut e sequência de cruzados que deixaram Adesanya nocauteado em pé.
- Eu bati nele muito forte nas pernas e senti que eu estava machucando. Ele é muito experiente, está acostumado, mas mesmo assim sentiu. Acho que o árbitro foi correto em terminar a luta naquele momento. Ele viu como eu estava batendo forte e ele estava lá para garantir nossa segurança. Por isso foi correto - disse.
Vale lembrar que Alex Poatan tem a vocação de ser o algoz de Israel Adesanya. Não importa a modalidade. Isso porque o brasileiro já tinha no currículo antes do confronto no UFC duas vitórias contra o nigeriano no kickboxing.
- São 14 anos no esporte. Tudo que eu fiz até aqui vale. Esse cinturão é só uma coroação de tudo que já fiz antes, os torneios de kickbocking, de MMA. E hoje eu sou campeão da organização mais importante do mundo. Hoje me considero um lutador de MMA, não só kickboxing. Eu gosto de MMA e vou evoluindo, luta a luta - disse.
Com a vitória contra Adesanya, Poatan acumula agora sete triunfos em oito lutas no MMA, tendo superado todos os quatro adversários que enfrentou no caso do UFC.
Não quero forçar nada. Vou aos poucos, fazendo o que eu posso.