Não deu para a Alemanha. Na partida desta quinta-feira (1º/12), contra a Costa Rica, os alemães tiveram altos e baixos, golearam, mas acabaram eliminados da Copa do Mundo. Esta é a segunda vez consecutiva que os alemães se despedem da competição ainda na primeira fase do Mundial.
Necessitando ganhar, a equipe alemã começou a partida impondo seu ritmo de jogo contra os costa-riquenhos. Antes mesmo dos 5 minutos, o jovem atacante Musiala obrigou Navas a fazer grande defesa.
E não demorou muito para a pressão funcionar. Logo aos 10 minutos, Gnabry recebeu cruzamento e, de cabeça, abriu o placar para os alemães fazendo 1 x 0. O volume ofensivo da Alemanha levava a Costa Rica a ter quase todos os seus jogadores dentro da área para se defenderem.
Apesar do amplo domínio durante todos os 45 minutos iniciais, os alemães tinham dificuldade de ampliar a vantagem. Na reta final, a seleção costa-riquena passou a investir nos contra-ataques. Aos 42, Neuer precisou mandar para fora um chute de Fuller, que aproveitou um erro de Rüdiger. As duas seleções foram para o intervalo com o 1 x 0 no placar para os alemães.
A partida ficou mais aberta na etapa complementar. A estratégia da Costa-Rica de aposta no contra-ataque passou a ser mais recorrente, dando mais trabalho para a defesa alemã. Até que aos 12, após erro de passe da Alemanha, Tejeda recebeu cruzamento dentro da área e deixou tudo igual.
Os alemães sentiram o golpe e aos 24, após cruzamento na área, Vargas aproveitou a sobra e fez o segundo dos costa-riquenhos. A vantagem, no entanto, não demorou muito. Na primeira pressão da Alemanha, Havertz dominou na área, bateu na saída de Kaylor Navas e deixou tudo igual, 2 x 2. E foi dos pés do atacante do Chelsea que veio a virada. Pouco tempo depois, Gnabry cruzou rasteiro para que Havertz marcasse o gol alemão, 3 x 2.
Empolgada, a equipe de Hansi Flick se jogou ao ataque. Sané achou Füllkrug que fez o 4º gol alemão na partida. Apesar do resultado, os alemães foram eliminados da competição.