06/06/2017 às 17h29min - Atualizada em 06/06/2017 às 17h29min

Pronunciamento do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta terça-feira (6/6), durante o lançamento da candidatura de Brasília à rede cidades criativas da Unesco

Assessoria de Comunicação Social

 

Eu acho muito natural Brasília se candidatar à essa rede de cidades criativas, porque Brasília é fruto da criatividade do povo brasileiro. Eu sempre digo que Juscelino Kubitschek soube reunir o que havia de melhor do talento brasileiro, no urbanismo com Lúcio Costa, na arquitetura com Oscar Niemeyer, nas artes com Athos Bulcão, no paisagismo com Burle Marx, na engenharia com Israel Pinheiro e com Bernardo Sayão. Enfim, nós podemos dar vários exemplos de criatividade que permitiram que Brasília, muito cedo, muito rapidamente, fosse reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural da humanidade, pela sua singularidade, pelo seu arrojo, pela sua criatividade.

E ao longo da sua história, Brasília reuniu uma diversidade muito grande, que é a diversidade característica do Brasil. Se a gente for à culinária, hoje Brasília é um grande centro gastronômico do país e nós aqui podemos comer aquelas comidas originárias da região Norte, da região Sul, do Nordeste, do Sudeste e aquelas comidas que foram criadas aqui por essa miscelânea, por essa integração e interação entre culturas de várias regiões do país. O mesmo nós podemos dizer da música, nós temos aqui um verdadeiro caldeirão cultural, com uma ampla diversidade de manifestações culturais. Nós já somos a capital do choro, nós já somos a capital do rock, nós temos aqui o hip-hop bastante atuante, nós temos aqui diversos grupos de samba que alegram as nossas cidades. Ou seja, Brasília tem uma variedade musical que eu acho que nenhuma outra cidade brasileira tem e que pouquíssimas cidades no mundo têm.

E o nosso governo tem demonstrado, de forma muito clara, o nosso compromisso com a cultura e com esse desejo de fazer com que áreas como educação, cultura, turismo, ciência e tecnologia, e meio ambiente possam ser os sustentáculos de um novo modelo de desenvolvimento. Nós estamos recuperando os nossos espaços culturais como o Centro de Dança, como o Espaço cultural Renato Russo e como o Museu de Arte de Brasília. Já iniciamos a parceria para recuperação do Teatro Nacional, construímos o Complexo Cultural de Samambaia e o Complexo Cultural de Planaltina, que serão inaugurados em breve. Vamos inaugurar também o Céu das Artes no Recanto das Emas no próximo domingo. Em breve vamos inaugurar mais um Céu das Artes em Ceilândia. Isso tudo com o compromisso de promover a cultura como instrumento do desenvolvimento. 

Também estamos aprovando a nossa Lei Orgânica da Cultura, estamos criando o Programa de Apoio aos Espaços Culturais no Distrito Federal e procurando fazer isso também em parceria com a sociedade civil. Também estamos democratizando os espaços bucólicos dessa cidade com a desobstrução da orla do Lago Paranoá - mais de 600 mil metros quadrados de orla do lago já foram recuperados para o desfrute do conjunto da população. Isso tudo se une, isso tudo se associa, a essa decisão de termos na indústria criativa, na economia criativa, um dos pilares do desenvolvimento da nossa cidade. É por isso que, com muito otimismo e com muito entusiasmo que, nós oferecemos essa candidatura de Brasília com a convicção de que nós vamos ter sucesso, porque, efetivamente, Brasília é a demonstração da criatividade do povo brasileiro. Muito obrigado e sucesso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »