08/12/2022 às 07h02min - Atualizada em 08/12/2022 às 07h02min

Pedro Castillo é preso após tentar dissolver Congresso do Peru

O então presidente do Peru fez um pronunciamento em TV aberta anunciando a dissolução do parlamento e convocação de novas eleições. No entanto, ele foi barrado e afastado do cargo com 101 votos de parlamentares

​(crédito: Reprodução/@PoliciaPeru)

O então presidente peruano Pedro Castilho foi preso horas depois de tentar dissolver o Congresso e convocar novas eleições.

As medidas foram anunciadas em pronunciamento na TV aberta antes do parlamento iniciar o debate da abertura de impeachment contra Castillo. De acordo com a imprensa peruana, ele foi preso em flagrante pela Polícia Nacional.

O jornal El Comercio informou que o Ministério Público entendeu o anúncio de Castillo como "quebra da ordem constitucional". "Nenhuma autoridade pode colocar-se acima da Constituição e deve cumprir os seus mandatos constitucionais”, afirmou o órgão.

O Congresso do Peru convocou, nesta quarta-feira (7/12), a vice-presidente, Dina Boluarte, para assumir à Presidência do país.

Boluarte criticou o anúncio de Castillo e classificou como "golpe que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com estrito cumprimento da lei".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »