Para otimizar os serviços da Rede de Assistência Social do Distrito Federal, a partir deste sábado (10/12), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai realizar o agendamento dos atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em novo formato.
O agendamento não será mais presencial, e sim, pelo site da secretaria e pelo telefone 156. Nas segundas-feiras, oito agências do Banco de Brasília (BRB), localizadas em diferentes regiões administrativas do DF também poderão realizar os atendimentos. O horário de funcionamento das agências será das 8h às 16h.
“Em razão da pandemia e do consequente aumento da busca por atendimentos socioassistenciais, a Secretaria vem fazendo as gestões necessárias para a melhoria do atendimento à população. A nova sistemática de agendamento visa aperfeiçoar o atendimento, com a ampliação e/ou redistribuição de vagas entre as unidades. Além disso, a mudança pretende evitar que a população enfrente filas para ser atendida”, explica a Secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Os agendamentos serão realizados para o mês de dezembro em unidades que ainda possuem vagas para este mês, bem como para a primeira quinzena do mês de janeiro de 2023, em todas as unidades da Secretaria (29 CRAS, 14 postos da Organização da Sociedade Civil parceira, 7 Postos do “Na Hora”, Posto Avançado do Setor Comercial Sul).
Vagas de atendimento em mutirões e ações concentradas também serão organizadas pela Secretaria sempre que necessário.
Apesar de não atender mais a população, a recepção das unidades do CRAS poderá orientar os usuários da Assistência Social na realização dos agendamentos via site.
De forma paralela à mudança, a Secretaria executa um projeto de crescimento do número de centros no Distrito Federal, que representa um incremento de mais de 30% na rede instalada, com abertura de novos espaços e contratação de novos servidores públicos.
Procedimento dos atendimentos
Ao acessar um dos canais indicados, o cidadão será informado sobre o dia e o horário do atendimento. Realizado o atendimento socioassistencial, não há necessidade de novos agendamentos. A solicitação deve ser acompanhada pelo aplicativo e-GDF, mediante inserção do número do CPF.
“Ao realizar o agendamento, o beneficiário dos programas sociais do Governo Federal deve indicar a necessidade de atualização do Cadastro Único, que é sempre alertada no extrato do benefício, de modo a evitar qualquer corte ou suspensão. Para inscrições ou atualizações de Cadastro Único estão sendo disponibilizadas aproximadamente 16 mil vagas por mês”, orienta Ana Paula Marra.
Segundo a Secretaria, algumas solicitações não precisam de agendamento, sendo necessário apenas que o interessado compareça presencialmente às unidades do CRAS. São elas:
• Atendimentos relacionados a BPC;
• Carteirinha do Idoso;
• Auxílio por Morte;
• Auxílio Natalidade;
• Declaração de Isenção para 2ª via de RG;
• Auxílio na obtenção de documentação civil.
Confira agências do BRB:
• Agência Ceilândia Norte
(QNN 25, conj. C, lotes 2/4)
• Agência Samambaia
(QN 206, lote 01, conj A)
• Agência Paranoá
(Praça Central, Área Especial, Lote 2)
• Agência Santa Maria
(Quadra Central 01, lote 10, bloco B)
• Agência P Sul
(Quadra Central, conj C, lote 24, ADE Centro Norte)
• Agência Planaltina
(SHD, bloco J/A)
• Agência São Sebastião
(Centro de Multiatividades, lote 6, centro)
• Agência Recanto das Emas
(Quadra 203, lote 15 , avenida Recanto das Emas)