Em Goiás, mais de 100 pessoas foram internadas com Covid-19, somente neste mês. As demandas por leitos para tratamento da doença tiveram crescimento de 50% na comparação com o último mês.
Segundo a equipe de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a situação é acompanhada diariamente. Com o aumento foi preciso a retomada e abertura de leitos específicos para a doença.
O superintendente do Complexo Regulador da SES-GO, Luciano de Moura, explica que o acompanhamento diário tem sido importante para caso haja a necessidade de ampliar esses leitos. “Estamos fazendo a avaliação diária dessa ocupação de leitos. Temos hoje 100 leitos, sendo 50 deles de UTI e 50 de enfermaria. No momento que essa ocupação atinge o patamar de 70% a 80% desses leitos, já trabalhamos na abertura de novos”, disse.
Segundo ele, os idosos tem ocupado a maior parte das vagas. “Esse número de internações preocupa, principalmente, em relação aquelas populações mais vulneráveis, como os idosos, que hoje ocupam a maior parte desses leitos.”