A poucos dias da eleição para a presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), os únicos deputados cogitados na disputa fecharam um acordo. Com isso, o caminho está aberto para que Wellington Luiz (MDB) seja o presidente da Casa para o próximo biênio.
O acordo entre Wellington Luiz e Iolando (MDB) foi costurado pelo presidente do partido, Rafael Prudente (MDB) — atual deputado distrital e eleito para a Câmara dos Deputados —, além da presença dos demais parlamentares do partido. Ao Correio, Wellington comemorou o acordo. “Graças a Deus chegamos a um entendimento e vamos caminhar juntos, com uma única candidatura. O Iolando não fez qualquer pedido ou exigência (de cargo na composição)”, disse.
Ele caminhará junto com Ricardo Vale (PT), que será candidato à vice-presidência da CLDF na chapa. O Correio mostrou que os parlamentares da oposição de Ibaneis Rocha (MDB) negociaram com Luiz para que o petista fosse o vice-presidente na chapa. Com o acordo, Wellington somava o apoio da base e da oposição, mas ainda tentava trazer o Partido Liberal (PL), que à princípio estaria encaminhando em acordo com Iolando.
A jornalista Ana Maria Campos, da coluna Eixo Capital, noticiou que os deputados eleitos já estavam fechados para quem irá compor a Mesa Diretora da Casa, durante um encontro na casa de Wellington Luiz. Além de Luiz e Vale, a mesa terá Daniel de Castro (PP), Roosevelt Vilela (PL) e Martins Machado (Republicanos), respectivamente, como primeiro, segundo e terceiro secretários. Além desses cinco nomes, estariam fechados com Wellington: Chico Vigilante (PT), Gabriel Magno (PT), Eduardo Pedrosa (União), Joaquim Roriz Neto (PL), Dayse Amarilio (PSB), Hermeto (MDB), Thiago Manzoni (PL), Daniel Donizet (PL), Fábio Felix (PSol) e Max Maciel (PSol).
As eleições da Câmara Legislativa ocorrem em 1° de janeiro, após a posse dos deputados distritais e do governador Ibaneis Rocha.