Um jogador de futebol foi morto por forças israelenses nessa quarta-feira (21/12), além de terem ferido outras cinco pessoas, durante confrontos na cidade de Nablus, localizada na Cisjordânia ocupada.
Ahmed Daraghmeh tinha 23 anos de idade e era jogador do clube palestino Thaqafi Tulkarem, do Campeonato da Cisjordânia de Futebol.
O confronto aconteceu após palestinos trocarem tiros com tropas de Israel, que tentavam escoltar judeus a Tumba de José, localizada na cidade palestina Nablus. De acordo com autoridades locais, o homem foi baleado nas costas e em uma das pernas.
Do lado de Israel, militares afirmaram ter disparado após terem sido alvejados por explosivos e tiros de palestinos enquanto tropas chegavam a Nablus.
Daraghmeh era morador da cidade vizinha, Tubas, e a imprensa local afirmou não ter ficado claro se ele estava participando do confronto. Segundo a Al Jazeera, o Hamas – grupo palestino que controla a Faixa de Gaza – confirmou que o jogador era um membro do movimento sunita, mas também não confirmou a participação dele no combate.
Segundo dados do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, somente neste ano 168 palestinos e 19 israelenses foram mortos no conflito pelo controle da Palestina – onde está localizada a cidade de Jerusalém, sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos e reivindicada por Palestina e Israel – que já dura mais de 80 anos.
Segundo a Organização das Nações Unidas, 2022 se tornou o ano mais mortal para palestinos desde 2006.