05/01/2023 às 06h47min - Atualizada em 05/01/2023 às 06h47min

Lula vai fazer primeira reunião com governadores em 27 de janeiro

Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a ideia do encontro de Lula é retornar relações federativas da União com estados e municípios

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou nesta quarta-feira (4/1) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará sua primeira reunião com todos os governadores do país no próximo dia 27 de janeiro. De acordo com ele, o encontro deve ser realizado no Palácio do Planalto.

Em conversa com a imprensa, o ministro disse que a ideia do governo é ter reuniões regulares com os chefes estaduais. A primeira reunião, explicou, terá o objetivo de retornar as relações federativas da União com os estados e os municípios. De acordo com Rui Costa, os governos também poderão apresentar os principais projetos estaduais na ocasião.

“A pauta é o retorno das relações federativas da União com os estados e os municípios, que ficaram paralisadas todos esses anos. Nós vamos institucionalizar o retorno, estabelecer um fluxo. A ideia é que o governo tenha reuniões regulares com governadores e com o Fórum de prefeitos para dar capilaridade às políticas de governo e buscar a maior eficiência no ato de governar”, disse o ministro.

“Primeiro ato de Lula”
Nesta quarta, Costa ainda informou que Lula fará uma viagem simbólica a um estado brasileiro, numa espécie de “primeiro ato” como presidente da República. A data e o local, no entanto, ainda não foram fechados, mas deve ocorrer antes da viagem presidencial à Argentina, em 23 de janeiro.

“Ele vai fazer uma viagem a um estado brasileiro. Um primeiro ato antes da viagem para a Argentina. […] Nós estamos definindo qual será o estado. Estamos olhando as possibilidades de agenda e vamos definir”, afirmou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »