O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse neste sábado (7/1) que as manifestações bolsonaristas na Esplanada do Ministérios estão liberadas desde que ocorram de maneira “pacífica”.
Segundo o chefe do Executivo local, a ordem dada às forças de segurança da capital foi para que seja mantida “a tranquilidade e a segurança”.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), escreveu nas redes sociais na noite deste sábado que convocou a Força Nacional para atuar em Brasília.
Segundo Dino, a Força Nacional irá atuar em conjunto com todas as outras forças federais e do DF disponíveis. “Assinei agora portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”, escreveu em uma rede social.
Defesa, GDF e policiais acionados
Mais cedo, Dino já havia publicado que não permitiria a realização de uma “guerra”.
O ex-governador do Maranhão ainda afirmou que já entrou em contato com o ministro da Defesa, José Múcio, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Além dos diretores-gerais da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues e, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Oliveira.
Nova movimentação
Após bolsonaristas que não aceitam a vitória do presidente Lula planejarem uma nova manifestação neste final de semana, começaram a chegar em caravanas ao QG de Brasília, na manhã deste sábado. Até às 12h30, ao menos 11 ônibus haviam chegado ao local.
Devido o Exército ter fechado diversas vias do Setor Militar Urbano (SMU) para o trânsito de veículos, ao menos cinco ônibus foram obrigados a desembarcar os manifestantes no Eixo Monumental.
A maioria dos veículos são oriundos de Mato Grosso e Espírito Santo.