Governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP) comentou, na manhã desta quinta-feira (26/1), sobre a transferência de Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, de Porto Velho (RO) para à Penitenciária Federal em Brasília.
A mudança ocorreu nesta quarta-feira (25/1), autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que afirmou ser uma prevenção contra “um suposto plano de fuga ou resgate”.
A fala da governadora ocorreu após reunião do Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional, no Palácio do Buriti, sobre a intervenção federal na segurança pública do DF.
“Há uma preocupação com a transferência do Marcola porque nós estamos com nosso sistema prisional já num momento delicado”, afirma Celina.
“Não é uma notícia que agrada o GDF, mas não cabe a nós tomarmos essa decisão. Conversamos com o interventor [Ricardo Cappelli] e tenho certeza que nosso secretário de segurança fará toda a gestão para que não tenha nenhuma movimentação, nem instabilidade no nosso sistema prisional.”
O ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, hoje preso, havia determinado a saída de Marcola dos presídios da capital em março de 2022.
Na ocasião, Ibaneis Rocha (MDB), atualmente governador afastado do DF, tinha intercedido pela transferência.