11/06/2017 às 08h55min - Atualizada em 11/06/2017 às 08h55min

Brasília respira tensão com virtuais prisões de Lula e Aécio durante o feriadão

Notibras

O clima político em Brasília, neste fim de semana, é de expectativa sobre o que pode acontecer nas próximas 72 horas, a contar de segunda-feira, 12. A avaliação é a de que, de um lado, em Curitiba, o juiz Sérgio Moro pode determinar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; de outro, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, pode finalmente decretar a prisão do senador Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais.

O caso de Lula foi analisado exaustivamente nos últimos dias por Sérgio Moro. Sobre a mesa do juiz está o pedido da Procuradoria da República em Curitiba. Nas alegações finais no processo do tríplex do Guarujá, os procuradores pedem a condenação do ex-presidente por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção no esquema de cartel e propinas da Petrobras. A pena se prisão, se for confirmada, deve ser cumprida em regime fechado. Pelos supostos crimes praticados, Lula terá de pagar multa de R$ 82,6 milhões.

Caberá ao juiz Sergio Moro a decisão de aceitar ou não o pedido formulado pelos procuradores de Curitiba. Mais quatro pessoas foram indiciadas, entre elas o engenheiro Leo Pinheiro, presidente da Construtora OAS, e Paulo Okamoto, dirigente do Instituto Lula. O petista responde a dois outros processos em Curitiba. A defesa dele vai apresentar suas alegações contra a peça acusatória na terça ou quarta-feira. A decisão final de Moro, prevista para até o final do mês, deve ser antecipada.

No Distrito Federal, a Procuradoria da República instaurou inquérito para investigar o suposto repasse de 80 milhões de dólares do grupo JBS para os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. A investigação é um desdobramento do acordo de delação premiada firmado pela Procuradoria Geral da República e executivos do grupo JBS. Essa apuração deve pesar na balança quando Moro tomar sua decisão.

O mesmo tsunami que resultou das delações premiadas contra o presidente Michel Temer e os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, atingiu também em cheio o senador Aécio Neves. Ele foi denunciado por ter recebido propina de RS 2 milhões da JBS, que seriam usados para pagamento de advogados que defendem o líder tucano em outros sete processos que ele responde no Supremo Tribunal Federal.

A Procuradoria Geral da República, tendo em poder a filmagem do ato de entrega de propina a um representante de Aécio, pediu ao STF abertura de processo para a cassação do mandato do senador, bem como sua prisão e multa de R$ 6 milhões por danos morais e materiais. Por participar das negociações da propina, a irmã do senador, Andreia Neves, foi presa e levada para uma penitenciaria, em Belo Horizonte.

No Supremo, esse processo contra o senador, já afastado das suas funções, será Julgado pela 1ª Turma, integrada pelos ministros Marco Aurélio Mello, Luís Fux, Luís Roberto Barroso, Rosa Webber e Alexandre de Moraes. O relator é o ministro Marco Aurélio Mello. Na avaliação de políticos experientes, dificilmente Aécio Neves ficará livre desse imbróglio em que se meteu. Tem potencial, inclusive, para encerrar sua carreira política.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »