21/04/2023 às 07h13min - Atualizada em 21/04/2023 às 07h13min

Brasília amanhece em festa. Confira as atrações do aniversário da cidade

O aniversário da cidade é momento marcante para os brasilienses que podem se jogar nas atrações para todas as idades e gostos. Momento que, devido a pandemia, há três anos não era vivido na plenitude pelos moradores

​(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)


A capital do Brasil celebra hoje 63 anos de memórias. Para o Correio  a data tem dupla importância. Porque o jornal nasceu com a cidade e acompanhou de perto todo os progressos e mudanças ocorridas no planalto central. E para um dia especial, o Distrito Federal está repleto de programações para todas as idades e gostos. 

As atividades começam cedo, logo às 7:00 da amanhã, com a Maratona Brasília. A largada será em frente ao Palácio do Buriti. Os apaixonados pelas corridas de rua, fazem percursos de 5km, 10km e 42km. E para possibilitar que mais participantes completem o circuito, os 42Km podem ser realizados por dois corredores, cada um percorrendo 21km. Os três primeiros lugares  levam um troféu e será feita a entrega de mais de 50 mil prêmios, ao todo.

O evento também tem apresentações culturais gratuitas, no mesmo local da largada,  para animar os participantes, curiosos e os que esperam alguém concluir a corrida. Na saída dos atletas, o Batukenjé dá a primeira injeção de energia com ritmos afro-brasileiros embalados pelo grupo percussivo. Também marcam presença, as 13 crianças da banda Musicando no Cerrado, pequenos talentos da música clássica. Entre 10h30 e 11h, começam as premiações dos primeiros competidores a cruzar a linha de chegada, dos percursos de menor extensão. Logo em seguida, o tradicional Bloco Eduardo e Mônica homenageia o rock de Brasília, um patrimônio da cidade.

Na Torre de TV, as festividades do aniversário estarão a todo o vapor durante todo o final de semana. O palco montado no local recebe várias atividades culturais e shows. Maiara e Maraísa, Joelma, Fundo de Quintal e a Orquestra Teatro Nacional são algumas das atrações para o aniversário da capital federal. O evento começa hoje e vai até o domingo (23/04). Além dos espetáculos musicais, haverá uma série de atividades infantis, como brinquedos infláveis, pinturas de rosto, cosplay e apresentações teatrais com a Cia Teatral Neia e Nando. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

A comemoração é um momento marcante para os brasilienses, que precisaram esperar três anos, por conta da pandemia, por uma grande celebração do aniversário da cidade. Mas as comemorações em torno da data começaram já no início do mês, com as atividades do Abril Indígena, que  serão realizadas até dia 25 no Memorial dos Povos Indígenas (MPI). A programação inclui oficinas, contação de histórias para crianças, debates e feira de artesanato, reunindo a riqueza cultural de diversas das etnias espalhadas pelo Brasil.

Já no Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), a festividade dura a semana inteira, com atrações artísticas, exibição de filmes, concerto sinfônico, atividades infantis, feira cultural, exposições e até baile de aniversário, além de homenagem ao jornalista, escritor, poeta e agitador das artes de Brasília, TT Catalão. Os eventos ocorrem até domingo.
Confira a programação completa:
 
21/04 – Hoje
7h - Maratona Brasília
10h à 18h – Atividades infantis da cidade KIDS
10h – Mágico Tio André
11h -Teatro Neia e Nando
12h – Contação de História Nyedja Gennari
16h – Maiara e Maraisa
18h – Enzo e Rafael
19h – Melão
20h – Fim do evento
 
22/04 – Amanhã
10h às 18h – Atividades infantis da cidade KIDS
10h – Mágico tio André
11h – Teatro Neia e Nando
14h – Contação de história Nyedja Gennari
16h – Nego Rainner
18h – Joelma
20h – Fim do evento
 
23/04 – Domingo
10h às 18h – Atividades infantis da cidade KIDS
10h – Mágico Tio André
11h – Teatro Neia e Nando
12h – Contação de história Nyedja Gennari
14h – Fundo de Quintal
18h – Orquestra Teatro Nacional
20h – Fim do evento


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »