28/04/2023 às 06h37min - Atualizada em 28/04/2023 às 06h37min

Lula perde ação contra Luciano Hang por faixas de 'cachaceiro'

Faixas em aviões que sobrevoavam praias em Santa Catarina, entre 2019 e 2020, chamavam Lula de 'ladrão' e 'cachaceiro'

​(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press/Dviulgação/Luciano Hang)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu uma ação por danos morais contra o empresário bolsonarista Luciano Hang, dono das lojas Havan. O milionário admitiu que financiou mensagens contra o petista fixadas em aeronaves que sobrevoavam o litoral de Santa Catarina, entre 2019 e 2020. Nas faixas, Hang chama Lula de “ladrão” e “cachaceiro”.

A defesa do presidente havia alegado que a atitude era um ataque direto à imagem e à honra de Lula e pediu uma indenização no valor de R$ 100 mil. No entanto, o juiz Rafael Espindola Berndt, da 2ª Vara Cível da Comarca de Navegantes (SC), seguiu o entendimento do Ministério Público do Estado e rejeitou o pedido.

O magistrado afirmou que, apesar de não estar em cargo eletivo na época, Lula seguia como um agente político e que conviver com "“O convívio com denuncias, acusações e acidas criticas, no âmbito da vida publica, encontra-se encartada como inerente aqueles que se destacam socialmente, mormente na arena politica, algo que facilmente se constata no seio da sociedade”, disse o juiz.

A decisão ainda considera que as frases eram de intenção “jocosa e irônica”. As faixas que circularam continham frases que diziam “Lula ladrão, seu lugar é na prisão” e “Lula cachaceiro, devolve meu dinheiro”. A decisão ainda cabe recurso.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »