Após ficar na segunda colocação no Campeonato Candango de 2023, o Brasiliense Futebol Clube reestruturou no elenco para seguir com o calendário do ano. A equipe estreia na Série D, em 6 de maio, com elenco renovado. A equipe comandada pelo técnico Roberto Cavalo dispensou alguns jogadores e foi ao mercado para contratações.
No total, 11 atletas foram dispensados pelo clube desde o fim do Candangão, sendo eles: goleiros Edmar Sucuri (emprestado para o ASA), Artur e Harrison; laterais esquerdos Goduxo e Aloísio; os meias Renan Oliveira, Diogo Sodré, Radamés e Filipinho (o atleta não chegou atuar pelo Brasiliense e foi emprestado para o Samambaia); e os atacantes Wandinho e Daniel Alagoano.
Na última semana, o clube anunciou a chegada de cinco atletas, sendo eles: os goleiros Vavá (que estava no Samambaia) e Ravel; o lateral esquerdo Felipe Alves (também do Samambaia); e os meias Bruno Cosendy (revelado pelo Vasco) e Dandan (ex-Samambaia). Vale ressaltar que os atletas do Brasiliense que estavam emprestados para o Samambaia retomaram ao time. Então, jogadores como Lila, Cabralzinho, Wallace, Matheus Barbosa, entre outros, vão defender o Jacaré na Série D em 2023.
Em preparação para a competição, o Brasiliense fez, nesta semana, três amistosos em Minas Gerais. O primeiro foi contra o Patrocinense. O jogo acabou empatado em 0x0. O segundo foi contra o Uberlândia, e o time do DF venceu por 3×0. Finalizando a preparação em solo mineiro, o Jacaré enfrentou o time amador de Araxá, na tarde de quinta-feira, (27/4) e ganhou por 2×0.