Circula nas redes sociais um vídeo em que um aluno do ensino médio denuncia sua escola por tê-lo punido por usar uma camiseta com a mensagem “Só existem dois gêneros”. O protagonista da cena é Liam Morrison, 12 anos de idade. Ele é aluno na Nichols Middle School, em Middleborough, em Massachusetts, nos Estados Unidos.
O site The Christian Post informou que o vídeo é de uma reunião do comitê escolar. “Nunca pensei que a camiseta que usei para ir à escola em 21 de março me levaria a falar com vocês hoje”, disse o menino, na ocasião. As imagens começaram a circular logo depois do discurso de Morrison, em 13 de abril.
Aluno disse que valoriza a liberdade de expressão
O menino disse que sua camiseta continha “palavras simples”. E ressaltou que a mensagem não representava ameaça a ninguém. “Disseram-me que minha camiseta tinha como alvo uma classe protegida”, lembrou. “Quem é essa classe protegida? Seus sentimentos são mais importantes que meus direitos? Não reclamo quando vejo bandeiras do orgulho LGBT e cartazes de diversidade pendurados por toda a escola. Sabe por quê? Porque os outros têm direito a suas crenças, assim como eu.”
Ao fim do discurso, o menino salientou que a Constituição dos Estados Unidos dá aos cidadãos o direito de liberdade de expressão.
Também disse ter expectativa de que poderá se pronunciar sem ser retirado de sala de aula.