No que depender da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), o advogado Cristiano Zanin será impedido de assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Neste sábado, 10, ela afirmou que vai votar contra a indicação dele para a Corte.
“Venho informar aos amigos, aos irmãos, aos correligionários e também aos adversários, que nem tentem falar comigo sobre a indicação do Dr. Zanin para o STF”, afirmou a senadora, em comunicado à imprensa. “Que fique claro desde já que meu voto será não e nada, nem ninguém, me fará mudar! Por favor, não insistam!”, prosseguiu Damares.
Eleita senadora pelo Distrito Federal em 2022, Damares Alves foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo de Jair Bolsonaro. Ela ocupou o cargo na Esplanada dos Ministérios de janeiro de 2019 a março de 2022.
Ex-advogado pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin foi a escolha do petista para a vaga aberta no STF desde a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. O nome dele vai passar por análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. Depois, caberá ao plenário do Senado validar — ou rejeitar — a ida dele para a Corte.