15/06/2023 às 08h52min - Atualizada em 15/06/2023 às 08h52min

Assembleia derruba veto e fogos de artifícios voltam a ser permitidos durante festas em Goiás

O argumento da base governista é que os fogos de artifício são parte da tradição dos festejos religiosos de Goiás

Os deputados estaduais derrubaram veto do governador Ronaldo Caiado (UB), que impedia o uso de fogos de artifício em festas realizadas em Goiás. Assim, os festejos podem voltar a utilizar esse tipo de artefato no estado. A votação foi realizada durante sessão extraordinária na segunda-feira (12).
 
A derrubada do veto contou com uma situação inusitada. O líder do governo, Wilde Cambão (PSD), recomendou que os parlamentares da base votassem pela derrubada do veto do governador. Enquanto a oposição votou, a partir de recomendação do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), a favor do veto de Ronaldo Caiado (UB).

O argumento da base governista é que os fogos de artifício são parte da tradição dos festejos religiosos de Goiás. Enquanto a oposição aponta que o uso desse tipo de foguete afeta pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e animais.

A lei que proibia o uso dos artefatos foi proposta pela ex-deputada estadual (agora federal) Adriana Accorsi (PT) e sancionada no ano passado.

Em 2023, porém, o deputado José Machado propôs alteração na legislação. O projeto do parlamentar criava uma exceção permitindo o uso de fogos de artifício em “festividades culturas reconhecidas como patrimônio cultural”, reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e por secretarias de cultura.

O novo texto foi publicado no Diário Oficial do Estado ainda na segunda-feira


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »