21/06/2023 às 07h35min - Atualizada em 21/06/2023 às 07h35min

STF vai providenciar veículos blindados para ministros

Corte quer sedans e SUVs

​A presidente do STF, Rosa Weber, conduz um julgamento no plenário da Corte | Foto: Nelson Jr./SCO/STF


O Supremo Tribunal Federal (STF) disponibilizou cerca de R$ 400 mil para alugar veículos blindados para os ministros usarem em visitas ao Estado do Rio de Janeiro. A Corte vai abrir a licitação no dia 27. Procura-se veículos sedan “de representação e escolta, com quilometragem livre”, e SUVs nas mesmas condições.

“O veículo blindado deverá estar em perfeito estado de funcionamento, com todos os acessórios básicos, sirene completa, intercomunicador externo; faróis com opção de efeito estroboscópico; vidros laterais dianteiros elétricos móveis; cinta de segurança nas rodas, inclusive no pneu estepe e enxerto metálico nos vidros ou medida de proteção equivalente”, solicita o STF.
 
Em nota, a assessoria de imprensa do STF explicou que o edital “prevê 100 diárias para locação de dois tipos de blindados, mas isso não quer dizer que tudo será executado”. Conforme o STF, “depende da quantidade de idas dos ministros ao Rio de Janeiro”. A assessoria ressaltou ainda que se trata de “item essencial para a segurança das autoridades na cidade”.

Há quase dois anos, prevalece o entendimento do STF segundo o qual operações policiais estão limitadas em favelas do Rio de Janeiro. Os ministros atenderam a um pedido do Partido Socialista Brasileiro.

No mês passado, a Corte gastou ainda pouco mais de R$ 1 milhão para contratar segurança privada armada voltada ao Paraná, onde o ministro Luiz Edson Fachin tem casa.

Em setembro de 2022, Fachin suspendeu trechos dos decretos do então presidente Jair Bolsonaro que flexibilizavam o porte e a posse de armas. A ação foi movida pelo Partido Socialista Brasileiro. Também o ministro restringiu operações da Polícia Militar em favelas do Rio de Janeiro, durante a pandemia de coronavírus.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »