Senador Canedo iniciou a construção de um represa para reservação de água bruta no Ribeirão Bonsucesso. Segundo a prefeitura, a construção, realizada por meio da Sanesc – a Agência de Saneamento do município -, abrange uma área de 127.494,44 m².
Reservação nada mais é que o nome técnico do local que armazena água. A obra será a maior reservação de água não tratada da cidade (reservatório quando já está tratada). O volume total estimado será de 458 mil m³, superando as represas já existentes Haras, de 324 mil m³; e Bonsucesso, de 50 mil m³.
Com isso, segundo o prefeito Fernando Pellozo, a capacidade de armazenamento de água bruta será quase dobrada. “Nós temos ciência do histórico de falta d’água na cidade e não poupamos esforços para solucionar este problema. Esta nova barragem será um marco para Senador Canedo, mais um passo para enfrentar os desafios da variação climática e garantir um abastecimento estável de água durante o ano.”
Presidente da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc), Cainã Teodoro disse que o intuito é garantir reservas para períodos prolongados de seca. O previsão de conclusão é de seis meses.
“O período de seca prolongado deixa a cidade vulnerável à falta d’água, por isso é importante começar a reservar com antecedência e em grande volume tanto a água da chuva quanto a água dos pontos de captação, cujos leitos também sofrem no período de estiagem. Teremos mais uma grande reserva de água bruta para abastecer Senador Canedo, pronta para ser tratada e distribuída”, afirma o presidente da Sanesc.
A obra tem investimento de R$ 4,4 milhões do consórcio sul, uma parceria da iniciativa privada com o município. O Ministério Público de Goiás participa.