21/07/2023 às 11h28min - Atualizada em 21/07/2023 às 11h28min

Goiás não tem nenhum município entre os 50 mais violentos do Brasil, diz anuário da Segurança

No topo do ranking estão quatro municípios da Bahia. Jequié é a primeira, com a taxa de 88,8 mortes a cada 100 mil habitantes

​Foto: Divulgação

O Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2022, divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, trouxe uma relação do 50 municípios mais violentos entre aqueles com mais de 100 mil habitantes. Nessa lista, não há nenhum de Goiás.

De acordo com dados publicados pelo IBGE em junho deste ano, há pelo menos 14 cidades goianas com pelo menos 100 mil moradores.

No topo do ranking estão quatro municípios da Bahia. Jequié é a primeira, com a taxa de 88,8 mortes a cada 100 mil habitantes, seguida por Santo Antônio de Jesus (88,3), Simões Filho (87,4) e Camaçari (82,1).

Como comparação, a média nacional no mesmo ano é de 23,4 mortes a cada 100 mil habitantes.


Os dados são compostos por estatísticas agregadas de secretarias estaduais de segurança pública, polícias civis, militares e federal e de outras instituições.
A lista foi feita a partir da categoria Mortes Violentas Intencionais (MVI), que corresponde à soma das vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora (em alguns casos, contabilizadas dentro dos homicídios dolosos, conforme notas explicativas).

Desta forma, a categoria MVI representa o total de vítimas de mortes violentas com intencionalidade definida de determinado território.

Veja a lista das 20 cidades mais violentas:
Jequié (BA)
Santo Antônio de Jesus (BA)
Simões Filho (BA)
Camaçari (BA)
Cabo de Santo Agostinho (PE)
Sorriso (MT)
Altamira (PA)
Macapá (AP)
Feira de Santana (BA)
Juazeiro (BA)
Teixeira de Freitas (BA)
Salvador (BA)
Mossoró (RN)
Ilhéus (BA)
Itaituba (PA)
Itaguaí (RJ)
Queimados (RJ)
Luís Eduardo Magalhães (BA)
Eunápolis (BA)
Santa Rita (PB)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »