27/07/2023 às 06h02min - Atualizada em 27/07/2023 às 06h02min

Polícia prende foragido de Goianésia que aplicava golpe do "consórcio contemplado"

Investigações começaram em dezembro de 2022

​Homem foragido é preso por aplicar golpe de consórcio em Goianésia (GO) e Aracaju (SE) (Foto: reprodução/Agência Brasil)

Um homem foi preso em Aracaju (SE), suspeito de aplicar o golpe da “carta de consórcio contemplada”, na terça-feira (25). O indivíduo era foragido de Goianésia e foi localizado e preso no estado de Sergipe, onde também realizava o mesmo crime, segundo a Polícia Civil.

Foi o Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri), da Polícia Civil de Goiás, que apurou a localização do suspeito. Com as informações apuradas, acionou a Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) da Polícia Civil de Sergipe, que encontrou e deteve o foragido.

Entenda o caso
As investigações começaram em dezembro de 2022, quando uma vítima foi à delegacia de Goianésia denunciar uma empresa de consórcio que, supostamente, vendeu uma “carta de consórcio contemplada”. Na época, a vítima disse que tinha entrado em contato com uma vendedora da empresa e a mulher ofereceu a carta contemplada com a promessa da entrega imediata do valor.

Para conseguir acesso à carta, a mulher disse que a vítima teria que dar uma entrada e pagar o restante em parcelas. No entanto, após a vítima efetuar o pagamento via pix para a conta da empresa, nunca conseguiu de fato o valor combinado na suposta carta de consórcio. Até o momento, a vítima não recuperou o prejuízo.

Após a denúncia, o Gepatri iniciou as investigações e descobriu que havia outras vítimas lesadas pela mesma empresa, em Goianésia. A corporação identificou que o proprietário da empresa já era investigado por crimes de estelionato e que era procurado pela polícia há anos para responder por golpe de passagens aéreas, mas nunca foi localizado.

Prejuízo
Além de ser investigado em Goianésia, o homem também é suspeito de cometer crimes em Aracaju (SE). De acordo com a Polícia Civil, o indivíduo aplicava golpes nas vendas de consórcios de veículos e passagens aéreas. A corporação informou que ele chegou a abrir uma empresa de fachada, em Aracaju, mas, após quatro meses, fechou o estabelecimento e sumiu com o dinheiro dos clientes.

No total, foram identificadas três vítimas em Goianésia e o prejuízo ultrapassa R$ 100 mil. Já em Aracaju, a polícia ainda não tem uma estimativa do prejuízo das diversas vítimas do homem.
O indivíduo foi preso e conduzido ao Centro de Operações Policiais (Cope) e à disposição do Poder Judiciário de Goiás. A defesa do suspeito não foi localizada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »