08/08/2023 às 05h15min - Atualizada em 08/08/2023 às 05h15min

Anápolis: dez motoristas foram presos dirigindo sob efeito de álcool no final de semana

Um terço das mortes no município é por embriaguez ao volante

​Prisões ocorreram durante operação da Polícia Civil, em Anápolis (Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil prendeu dez motoristas dirigindo embriagados durante a Operação “Direção Consciente”, no último final de semana, em Anápolis. Segundo a corporação, outros 37 foram abordados com níveis de alcoolemia dentro da tolerância criminal e serão autuados por infração administrativa.

O delegado Manoel Vanderic informou que a operação acontece há cerca de quatro anos com o objetivo de prender os motoristas que cometem crimes de trânsito devido à embriaguez ao volante, responsável por um terço das mortes e lesões graves no município.

“Hoje os crimes de trânsito são a maior causa de morte da população no Brasil e a maior causa de invalidez permanente da população em geral. Em Anápolis, a gente assistiu um cenário em que morria mais pessoas no trânsito do que em crimes que eram combatidos pela polícia”, disse Vanderic.

De acordo com o delegado, considera-se crime quando o motorista ultrapassa 0,34 miligramas de álcool por litro de ar ou 0,6 decigramas por litro de sangue. Caso a dosagem de álcool permitida pelos limites estabelecidos pela lei seja ultrapassada, o motorista pode pegar de seis meses a três anos de reclusão, além de perder a carteira de habilitação.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou que 2,5 milhões de pessoas foram indenizadas nos últimos anos, pelo seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (DPVAT), à vítimas de acidentes e crimes de trânsito. O mesmo estudo apontou que o Brasil perde, anualmente, cerca de R$ 50 bilhões em razão da violência de trânsito.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »