14/08/2023 às 06h38min - Atualizada em 14/08/2023 às 06h38min

Ucrânia obtém “ganhos significativos” no sul com avanço da contraofensiva

Avanços da tão esperada contraofensiva ucraniana foram tímidos até agora; objetivo de Kiev é retomar terras ocupadas pela Rússia

O brasão de armas da Ucrânia montado no escudo do Monumento da Mãe Pátria em vez de um soviético, no Museu Nacional da História da Ucrânia na Segunda Guerra Mundial em Kiev,/NurPhoto via Getty Images

A contraofensiva da Ucrânia na guerra contra a Rússia segue lutando para fazer progressos significativos e Kiev tem reinvindicado “sucesso parcial” na tomada do controle de uma vila Robotynena, na região de Zaporizhzhia, na fronteira sul.

A informação foi confirmada pelas Forças Armadas. Na sexta-feira (11), vídeos e imagens nas redes sociais mostraram que tropas ucranianas haviam entrado na vila.
O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) disse que mesmo os ganhos marginais da Ucrânia nesta área são significativos.
 
“A capacidade das forças ucranianas de avançar para os arredores de Robotyne — que as forças russas dedicaram esforços, tempo e recursos significativos para defender — permanece significativa, mesmo que os ganhos ucranianos sejam limitados neste momento”, disse o ISW.

A Rússia está atacando perto de Kupiansk, na região nordeste de Kharkiv, que faz fronteira com o país de Putin, uma área que sofreu bombardeios significativos e a primeira grande evacuação ucraniana em meses.
O esforço da Ucrânia para avançar até o Mar de Azov continua, com combates ferozes nas linhas de frente.

A área é um alvo importante para Kiev, já que avançar profundamente no território significaria quebrar a ponte de terra da Rússia entre a Crimeia anexada e o leste de Donetsk.

Enquanto isso, os russos fizeram “tentativas sem sucesso” para recuperar o terreno perdido perto da vila de Urozhaine, na região leste de Donetsk, disse o Estado-Maior. Na quinta-feira (10), a Ucrânia reivindicou “sucesso parcial” na conquista de posições na área.

Também no leste da Ucrânia, as forças russas estão tentando “escalar e assumir a iniciativa” em um esforço para “retirar” as tropas ucranianas de outras áreas da linha de frente, de acordo com um oficial militar regional.

Na direção Lyman-Kupiansk, na região nordeste de Kharkiv, “o inimigo está tentando escalar e tomar a iniciativa nesta direção e atacar nossas posições”, disse o vice-comandante do Grupo Militar Oriental para Comunicações Estratégicas Serhii Cherevatyi, em comentários feitos na televisão nacional no sábado.

As forças russas tentaram ofensivas perto de Kupiansk, que foram repelidas em vários assentamentos na área, segundo a atualização diária do Estado-Maior da Ucrânia. A cidade caiu durante os estágios iniciais do conflito, mas foi liberta no outono passado.

Esta semana, uma evacuação obrigatória foi ordenada em Kupiansk e áreas vizinhas, já que a Rússia intensificou o bombardeio da área e alegou ter capturado algumas posições ucranianas.

A tão esperada contra-ofensiva da Ucrânia está em andamento há semanas, com combates concentrados nas frentes leste e sul. Kiev lançou a campanha na esperança de recuperar o território tomado pela Rússia. Mas, até agora, os ganhos foram pequenos e duramente disputados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »