15/08/2023 às 04h48min - Atualizada em 15/08/2023 às 04h48min

Haddad diz que ligou para Lira e negou crítica à Câmara: “Era reflexão”

Em entrevista, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que a Câmara “está com poder grande, mas não pode humilhar” demais instituições

Foto Reprodução.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (14/8), que em nenhum momento criticou a Câmara dos Deputados durante entrevista ao podcast do jornalista Reinaldo Azevedo. Na gravação, Haddad chegou a dizer que “a Câmara está com um poder muito grande, e ela não pode usar esse poder para humilhar o Senado e o Executivo”.

O ministro da Fazenda ressaltou que ligou para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e falou sobre o tom adotado na entrevista. Haddad garantiu que o governo tem uma relação estável com os deputados. “Eu até falei com o presidente Lira. Fiz questão de ligar para ele para que isso fosse esclarecido”, informou, em coletiva de imprensa no Ministério da Fazenda no fim da tarde desta segunda.

“As minhas declarações foram tomadas como uma crítica à atual legislatura. Na verdade, eu estava fazendo uma reflexão sobre o fim do presidencialismo de coalizão”, explicou Haddad a jornalistas. “Então eu defendi, durante a entrevista, que essa relação fosse mais harmônica e pudesse expandir os melhores resultados”, completou.

Em um tom mais cuidadoso, Haddad chegou a destacar que todas as conquistas que o governo Lula teve no primeiro semestre foram com o apoio da Câmara, do Senado e do Judiciário.

“Longe de mim fazer críticas à atual legislatura. Era uma reflexão justamente para que a gente estabelecesse regras mais estáveis e duráveis pensando no futuro da relação entre Executivo, Senado e Câmara Federal”, declarou.

Com intuito de ganhar mais apoio no Congresso Nacional para aprovar temas importantes na área econômica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a troca de comando em alguns ministérios.

Os deputados Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (Progressistas-MA) devem ser anunciados como novos ministros do terceiro governo Lula.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »