20/08/2023 às 07h15min - Atualizada em 20/08/2023 às 07h15min

Cientistas desenvolvem remédio que faz dentes ‘renascerem’

Exclusão de um gene pode ajudar no processo

Cientistas Japoneses buscam medicamento/Foto Divulgação
 

Uma equipe japonesa de cientistas desenvolveu o primeiro remédio que permite o crescimento de novos dentes, mas ainda vai passar por fase de testes em humanos.

 

“A ideia de cultivar novos dentes é o sonho de todo dentista”, disse Katsu Takahashi, o principal pesquisador do estudo e membro da Universidade de Kyoto, no Japão, ao jornal The Mainichi.

Takahashi e a sua equipe de pesquisadores investigam formas de estimular o desenvolvimento de novos dentes desde 2005. O estudo mais recente foi publicado na revista ScienceAdvances, em 2021.

Os estudos clínicos devem ser iniciados em julho do próximo ano, e, caso tudo saia conforme o esperado, o tratamento inovador pode chegar ao mercado internacional em 2030

O medicamento deverá ser prescrito a pacientes com anodontia, uma doença congênita com alta probabilidade de ter origem genética, na qual um ou mais dentes não crescem na boca do paciente.

O pesquisador informa que a condição acomete 1% da população mundial. Hoje, o problema é corrigido por meio de implantes, na maioria das vezes.

Na época, os especialistas descobriram que roedores que não tinham o gene USAG-1, naturalmente, possuíam mais dentes na boca. Esse elemento é capaz de limitar o processo dentário.

Desde então, os cientistas buscam criar modos de bloquear a ação da proteína, além de estimular mais dentes a se desenvolverem, sem nenhuma edição genética. Nos testes com animais, os anticorpos monoclonais parecem ser bastante promissores.

Os anticorpos monoclonais e sintéticos são usados para combater diferentes tipos de câncer, ou para gerar imunidade e tratar doenças específicas, como a covid-19.

Caso os testes sejam positivos, o primeiro uso a ser aprovado do remédio será voltado para crianças de 2 a 6 anos com anodontia. Assim, elas terão o primeiro tratamento “natural” de uma condição associada com a falta de dentes e com problemas durante o desenvolvimento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »