23/08/2023 às 06h27min - Atualizada em 23/08/2023 às 06h27min

Celular de GDias vira peça-chave para apurar invasão ao Planalto

Após divulgação de mensagem de Gonçalves Dias (GDias) à Abin, oposição cobra aprovação de requerimento que mira ex-chefe do GSI de Lula

Foto reprodução

O celular do general Gonçalves Dias (GDias), ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), virou peça-chave para as investigações do 8 de Janeiro. O aparelho está na mira dos integrantes da oposição na CPMI, que apuram suposta omissão do governo Lula nas depredações ao Palácio do Planalto.

As pressão sobre GDias dobrou após a revelação, pela coluna, de que o general informou à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o risco de ataques ainda no dia 6 de janeiro, e que, depois disso, GDias ignorou alertas da Abin e só reapareceu no próprio 8 de Janeiro.

Para a oposição, as mensagens enviadas por GDias no dia 6 provam que o GSI tinha conhecimento das intenções dos manifestantes e não agiu para impedir as invasões. O celular dele é cobiçado pela oposição para apurar se mais integrantes do alto escalão do governo tiveram, assim como o general, conduta omissa.

O senador Esperidião Amin solicitou a convocação imediata do general para prestar depoimento. O pedido foi feito na sessão da CPI na última quinta-feira (17/8).

Já o requerimento para quebra do sigilo telefônico de GDias foi protocolado na CPI ainda no mês de maio. Agora, a oposição pretende aumentar a pressão para que seja aprovado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »