28/08/2023 às 06h41min - Atualizada em 28/08/2023 às 06h41min

Hospital de Base é referência no tratamento de aneurismas de aorta

Projeto de Cirurgia Vascular e Hemodinâmica completa cinco anos alcançando marco notável ao demonstrar domínio em cirurgias endovasculares de elevada complexidade

​A equipe do HBDF superou mais um desafio ao realizar com sucesso a correção de duas endopróteses (aneurisma aórtico), que é um procedimento complexo de tratamento de aorta | Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF

Há cerca de cinco anos, um projeto revolucionário foi concebido no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), visando realizar cirurgias de aorta por via endovascular aos sábados. O objetivo era desenvolver uma equipe altamente treinada e experiente para abordar correções endovasculares de aneurismas de aorta, procedimentos de alta complexidade que quando não são feitos dentro de protocolos rígidos têm grande chances de evoluir para mortalidade.

O resultado dessa iniciativa foi uma equipe de assistência aos aneurismas que, ao longo dos anos, amadureceu e se tornou uma referência no tratamento endovascular dessas condições. Desde o processo de entrada e monitorização do paciente até a assistência aos familiares, a escolha meticulosa de insumos e instrumentação foi padronizada para garantir a máxima eficácia e segurança.
 
O projeto tem a liderança do gerente dos Serviços Cirúrgicos, Marco Antônio Magalhães, do chefe da Cirurgia Vascular, Edson Hugo Cardoso, do chefe da Hemodinâmica, Raphael Lanza, e dos cirurgiões endovasculares Josué Cunha e Cláudio Kalume.

Neste mês, a equipe superou mais um desafio ao realizar com sucesso a correção de duas endopróteses (aneurisma aórtico), que é um procedimento complexo de tratamento de aorta. A experiência e treinamento da equipe se sobressaíram, permitindo que os procedimentos fossem conduzidos dentro do período previsto, em menos de cinco horas.

O médico Josué Josué Cunha está no projeto desde sua concepção e expressou seus sentimentos de gratidão pelo papel fundamental que a equipe treinada desempenhou. “É extremamente gratificante oferecer aos pacientes uma linha de cuidado com tamanho domínio. Os resultados alcançados são reflexo da dedicação de toda equipe da Hemodinâmica e da Cirurgia Vascular. Os pacientes são os grandes beneficiados, pois com tratamento precoce evita-se chegar à situação de ruptura do aneurisma fatal na maioria das vezes,” enfatiza o especialista. Além do projeto, também foi criado um ambulatório de aorta para dar atendimento especializado pré e pós-operatório. Esse atendimento ocorre as segundas-feiras.

Resultados
O recente sucesso em cirurgias de aorta por via endovascular é um testemunho do empenho de todos da equipe. De acordo com Cláudio Kalume, “o treinamento eficiente não apenas resulta em procedimentos bem-sucedidos, mas também traduz diretamente em benefícios tangíveis para nossos pacientes, cujas vidas estão sendo transformadas”.
 
Os resultados são inegáveis: inúmeras vidas foram salvas e diversos pacientes foram beneficiados pelo projeto. “A agilidade no manejo desses casos é um feito admirável e raro em centros médicos, refletindo a dedicação incansável de todos os envolvidos. A experiência da equipe, composta por enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, médicos, residentes e até mesmo funcionários de limpeza de sala é uma verdadeira orquestra que trabalha em harmonia para um propósito maior,” afirma o cirurgião Edson Cardoso.

Conforme o superintendente do Hospital de Base, Bruno Sarmento, o sucesso do projeto é um testemunho da dedicação e do comprometimento excepcionais da equipe médica e de apoio. “Essa conquista não apenas demonstra a habilidade técnica e o profissionalismo exemplar dos envolvidos, mas também reflete o nosso compromisso contínuo em oferecer cuidados de saúde de excelência aos pacientes que confiam em nós. Estou imensamente orgulhoso do que alcançamos e grato por todos os esforços direcionados para salvar vidas e aprimorar a saúde cardiovascular. Este é um exemplo brilhante do espírito de inovação e colaboração que define o Hospital de Base do Distrito Federal,” enfatiza Sarmento.

Para o presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Juracy Cavalcante Lacerda Jr., o trabalho exemplar realizado pela equipe de Cirurgia Vascular e Hemodinâmica no Hospital de Base é um reflexo do compromisso em proporcionar cuidados de saúde de alta qualidade para a população. “Essa iniciativa inovadora não só demonstra a competência médica e técnica da equipe, mas também reforça a importância da colaboração interdisciplinar na conquista de resultados excepcionais. Estamos orgulhosos dos avanços alcançados e da dedicação demonstrada por todos os envolvidos, que continuam a elevar o padrão de atendimento e a fazer uma diferença significativa nas vidas dos pacientes”, destaca Juracy Cavalcante.

*Com informações do IgesDF


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »