Um adolescente, de 13 anos, morreu após se afogar em uma represa na Comunidade Cisterna, em Catalão. O pai da vítima resgatou o menino da água e estava a caminho do hospital quando encontrou, pelo caminho, uma equipe dos bombeiros que deu andamento ao pronto-socorro. O caso ocorreu no último domingo (3).
De acordo com a corporação, os bombeiros encontraram o menino e o pai dentro de um carro após 30 minutos do acidente a cerca de 2km da BR-050. Samuel Lázaro Ribeiro recebeu reanimação cardiopulmonar (RCP) e foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima da região.
O Corpo de Bombeiros relatou que a vítima apresentava sinais de afogamento de grau 6, espuma na boca e parada cardiorrespiratória. O pai afirmou que foi correndo até a represa depois de ter sido alertado sobre o afogamento por duas crianças que estavam pescando na região.
Na unidade de saúde, o adolescente recebeu atendimento médico especializado, mas não resistiu e veio a óbito. Conforme os dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sebrasa), a cada uma hora e meia um brasileiro morre afogado. Os homens morrem em média 6,7 vezes mais que as mulheres.
Além disso, a pesquisa ainda mostra que 70% das mortes acontecem em rios e represas. O afogamento é a primeira causa de óbito em crianças de 1 a 4 anos, crianças de 5 a 9 anos e na faixa etária dos 10 aos 14 anos. Cerca de 45% das mortes ocorrem antes dos 29 anos.