A Prefeitura de Goiânia prepara os detalhes finais para a inauguração do Terminal Hailé Pinheiro no próximo dia 15 de setembro, uma sexta-feira. Trata-se da última estação do BRT Norte-Sul que faltava para ser inaugurada fica na Avenida Perimetral Norte, no setor Urias Magalhães. Existe a expectativa do trecho 2 do percursso ser entregue ainda este ano.
De acordo com o secretário de Infraestrutura (Seinfra) da Prefeitura de Goiânia, Denes Pereira, todos os trabalhos foram concluídos e faltam detalhes operacionais junto com o RedeMob Consórcio. Encerrado, os ônibus já irão começar a operar imediatamente, a partir do dia 16 de setembro.
“A Seinfra e o Consórcio BRT já entregaram o Terminal para a Redemob fazendo as adaptações e toda a parte de tecnologia. Será um terminal altamente tecnológico e que vai trazer Goiânia para a era da atualidade em transporte de massa”, destacou.
Denes explica que tanto o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB) como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram convidados. Há a expectativa de pelo menos o emedebista estar presente na solenidade. “O ministro teve com o Rogério Cruz num evento em Brasília e tinha falado a ele que gostaria muito de estar presente. Ele já veio aqui outra vez na entrega do Terminal Paulo Garcia”, destacou.
Com a entrega, Rogério Cruz finaliza todos os terminais que integram a linha do BRT Norte Sul. Fazem parte do trajeto os terminais Cruzeiro, Isidória, Paulo Garcia (Rodoviária) e o último: Hailé Pinheiro (Perimetral). O nome da estação é uma homenagem ao ex-presidente do Goiás Esporte Clube a partir de um projeto de lei do vereador Anselmo Pereira (MDB). “O prefeito aposta muito nesse lançamento porque dos quatro terminais [do BRT], três foram entregues nesta gestão. Esse é um dado importante e sensível para o prefeito”, explica Denes.
Estações do BRT Norte-Sul na Praça Cívica devem ficar prontas até outubro
É impossível falar da entrega do Terminal Hailé Pinheiro sem falar também da obra do BRT Norte-Sul, iniciada em 2015 e que já sofreu inúmeros adiamentos. De acordo com o titular, as intervenções necessárias estão “encaminhadas” e existe a expectativa do trecho 2 do trajeto ser finalizado ainda este ano.
“Tá encaminhado. A determinação do prefeito para que a Seinfra e a própria empresa responsável pelas obras. Ele não abre mão da entrega ainda este ano. A empresa se comprometeu a entrega até dia 30 de outubro o trecho da Praça Cívica e que até o fim do ano tudo fique pronto”, explicou.
Qual a prioridade a partir de agora? “O foco agora é terminar as quatro estações na Praça Cívica e outras três estações na Avenida Goiás. A parte ambiental junto ao Iphan foi resolvida. Agora é cobrar para que a empresa cumpra o contrato”, destaca. Se não existe receio de outros atrasos? Denes Pereira é direto. “O prefeito nem discute outros adiamentos com a empresa”, completa.