O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Sejus-DF, está conduzindo o processo eleitoral. O TRE-DF cedeu as urnas para a eleição, sendo 1.172 previstas e mais 118 disponíveis para contingência |
A votação para escolha dos membros do Conselho Tutelar do Distrito Federal do quadriênio 2024/2027 será no dia 1º de outubro, das 8h às 17h. Os últimos detalhes do dia da eleição foram discutidos em reunião entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) e o Tribunal Regional Eleitoral do DF, nesta sexta-feira (22), no Palácio do Buriti.
A eleição contará com uma estrutura segura e organizada para que os cidadãos possam participar amplamente do momento. Um total de 1.290 urnas eletrônicas estarão disponíveis para votação em 146 locais espalhados por todas as regiões administrativas do DF. São 1.268 candidatos aptos a serem votados.
O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Sejus-DF, está conduzindo o processo eleitoral. O TRE-DF cedeu as urnas para a eleição, sendo 1.172 previstas e mais 118 disponíveis para contingência.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, é essencial a participação popular no dia da votação para consolidar o trabalho conjunto entre GDF, Judiciário e demais órgãos parceiros em prol da proteção das crianças e dos adolescentes. “Quando fortalecemos o Conselho Tutelar, fortalecemos a sociedade e toda a rede de proteção em conjunto com as escolas, o sistema de saúde, a rede assistencial, a sociedade civil.
Focamos muito no trabalho de divulgação das eleições e nossa expectativa é de que aumente significativamente o número de votantes”, afirma.
“Este encontro entre o TRE e a Sejus é muito importante para alinharmos os detalhes finais de procedimentos necessários à realização da eleição e é fundamental que façamos uma campanha forte nesta última semana para estimular a população a comparecer às urnas”, reforça o presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati.
Terceira fase do processo eleitoral
A votação em outubro é a terceira fase do processo eleitoral, que está dividido em quatro etapas. A primeira foi a aplicação da prova objetiva para os candidatos em junho. A segunda fase teve caráter eliminatório e incluiu a análise de documentação em julho. A quarta e última etapa será o curso de formação inicial dos eleitos, com data a ser divulgada posteriormente.
Cerca de 5 mil servidores vão trabalhar voluntariamente como mesários no processo. A lista da terceira chamada dos convocados foi divulgada na última quarta-feira (20). O treinamento desses selecionados será nos dias 23 e 24 de setembro. O local e horário devem ser consultados no endereço eletrônico.
Como votar
– Os cidadãos poderão votar nos candidatos de sua preferência, apresentando documento oficial com foto ou o e-título. A pessoa só poderá votar no candidato da região administrativa em que seu título está cadastrado
– Os números dos candidatos estão separados por região administrativa e podem ser consultados neste link. Os dois primeiros números dos candidatos correspondem à localidade em que está concorrendo
Verificação de foto
Os candidatos ao processo seletivo destinado à escolha de conselheiros tutelares fizeram a verificação de foto no galpão do Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) nos dias 18, 19 e 20/9. Dos 1.268 candidatos aptos a votação, 811 conferiram os dados. Aqueles que não compareceram para verificar a foto terão a que está disponível no site, na urna no dia da eleição.
*Com informações da Sejus-DF