24/09/2023 às 06h26min - Atualizada em 24/09/2023 às 06h26min

Semad, Ibama e PM flagram 100 hectares de desmatamento ilegal em municípios goianos

Ação ocorreu entre 18 e 22 de setembro e teve meio milhão de reais em multa

​(Foto: Semad)

Ação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Ibama e Batalhão Ambiental da Polícia Militar flagrou cerca de 100 hectares de desmatamento ilegal em municípios de Goiás em que há incidência de Mata Atlântica. A Operação Mata Atlântica em Pé ocorreu entre 18 e 22 de setembro e a Semad aplicou cerca de meio milhão de reais em multas.

O Ministério Público de Goiás (MPGO) foi quem provocou a criação da força-tarefa. O órgão, inclusive, encaminhou às entidades uma lista com seis alvos. Mas não ficou só nisso. O grupo encontrou outros 22 focos de desmatamento por meio de inteligência de análise espacial, imagens de satélite e técnicas de geoprocessamento.

A Semad, PM e Ibama apreenderam equipamentos e ferramentas utilizados para promover o desmatamento na região, entre elas motosserras, bem como madeira extraída ilegalmente. As cidades alvo da operação foram: Cachoeira Alta, Quirinópolis, Marzagão, Caçu, Goiatuba, Morro Agudo, Caldas Novas, Buriti Alegre e Corumbaíba.

Mata Atlântica em Goiás
Dados da Secretaria de Meio Ambiente informam que Goiás tem 3% de seu território coberto pelo Bioma da Mata Atlântica. O bioma brasileiro é um dos que têm menor representação de remanescentes, sendo um dos mais desmatados ao longo dos de 523 anos de história do Brasil.

A situação motiva, anualmente, operações simultâneas de combate ao desmatamento nos estados que possuem área de mata atlântica em seus domínios. Os municípios goianos contemplados pelo bioma são: Itajá, Itarumã, Caçu, Cachoeira Alta, São Simão, Paranaiguara, Quirinópolis, Gouvelândia, Cachoeira Dourada, Itumbiara, Buriti Alegre, Morrinhos, Água Limpa, Rio Quente, Marzagão, Corumbaíba, Cumari.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »