28/09/2023 às 05h57min - Atualizada em 28/09/2023 às 05h57min

A cidade de Goiânia inaugura sua primeira sede exclusiva para o Samu.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi estabelecido na capital em 2004.

CSM
(Foto: Jackson Rodrigues - Prefeitura de Goiânia)

Nesta quarta-feira (27), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) inaugurou sua primeira sede própria. O Samu, que começou suas operações há cerca de duas décadas, agora possui um edifício que abriga as áreas administrativas, farmácia, almoxarifado e a central reguladora.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), entregou a sede localizada na Avenida Iguaçu com Rua Cruz Alta, no Jardim Novo Mundo. O local, que já abrigou um Juizado Especial Cível, passou por uma extensa reforma e possui 290 metros quadrados de área construída.

Rogério Cruz enfatizou a importância da nova sede, não apenas para os funcionários, mas para toda a população de Goiânia. Ele reconheceu o esforço diário dos médicos, enfermeiros, motoristas e outros profissionais do Samu em socorrer e salvar vidas.

O Samu Goiânia foi criado em 2 de julho de 2004, e sua existência é vital não apenas para Goiânia, mas também para toda a região metropolitana. O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, destacou a necessidade de uma sede adequada para dar dignidade e condições de trabalho aos servidores.

A coordenadora do Samu, Wilma Nogueira, ressaltou que a luta por uma sede própria durou 19 anos. Além das áreas administrativas, o novo espaço abrigará uma base com duas viaturas, incluindo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que funciona como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. Para manter a agilidade nos atendimentos à população, a Prefeitura manterá outras viaturas em sete locais estratégicos em Goiânia. Atualmente, o Samu Goiânia possui 17 viaturas, incluindo 4 USA e 13 USB.

CSM, com informações da Ascom Goiânia


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »