04/11/2023 às 06h40min - Atualizada em 04/11/2023 às 06h40min

Bolsonaro afirma que Alexandre de Moraes quer "alijá-lo" da política

Ex-presidente disse que a intenção de Alexandre de Moraes, ministro do STF, é "alijá-lo" da política e que por enquanto, o magistrado está sendo vitorioso. Afirmações ocorreram em evento realizado nesta sexta-feira (3/11) em Santos (SP)

​Ex-presidente disse que a intenção do ministro do STF, Alexandre de Moraes é alijá-lo da política. - (crédito: Carlos Moura/SCO/STF e Alan Santos/PR)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, em evento realizado em Santos (SP), nesta sexta-feira (3/11), que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tem a intenção de "alijá-lo" da política. Bolsonaro discursou durante participação na entrega de viaturas ao 6º Grupamento de Bombeiros.

"É o que eu costumo dizer: você briga em casa com sua esposa e vai recorrer para a sogra? A gente está vendo qual a estratégia nossa, se bem que não tem estratégia. Estratégia é o que o Alexandre de Moraes quer. E a gente sabe o que ele quer. É me alijar da política", afirmou após pergunta da Folha.

Bolsonaro também disse que “no momento ele [Moraes] está tendo vitória, mas tudo nessa vida é dinâmico.” Moraes é relator de inquéritos que Bolsonaro e aliados mais próximos estão na mira, como a investigação sobre os ataques golpistas de 8 de janeiro.

O ex-presidente foi condenado a nova inelegibilidade, por oito anos, pela maioria dos ministros do TSE, por 5 votos a 2, na última terça-feira (31/10). A corte analisou acusações de abuso de poder por parte de Bolsonaro em virtude de discursos realizados em 7 de setembro de 2022, durante a campanha eleitoral. Ele e Braga Netto foram condenados por abuso de poder político e econômico nas comemorações de 200 anos da Independência do Brasil. O ex-presidente recebeu uma multa de R$ 425,6 mil e Braga Netto em R$ 212,8 mil.

É a segunda condenação que Bolsonaro sofreu no TSE. A lei eleitoral não permite a soma de penas, portanto o ex-presidente não poderá disputar eleições por oito anos. Braga Netto também ficará proibido de concorrer a cargos eletivos até 2030. As assessorias dos dois informaram que devem recorrer da decisão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »